Secretário fala na Câmara sobre a Guarda Municipal
Pensar um pouco mais no próximo faz a diferença para a cidade. A afirmação é do secretário municipal de Defesa Social, coronel Sanderson Diotalevi, que participou, esta semana, na Sala das Comissões da Câmara Municipal, da quarta reunião do programa Conversando com Vizinhos, de combate às drogas e alcoolismo, que visa sensibilizar a comunidade vizinha para a necessidade de co-participação no processo de mudança, proporcionando troca de informações, uma vez que a Casa é o local mais adequado para discussões de questões de cidadania.
Na oportunidade, o secretário explicou a estrutura e atribuições da Guarda Municipal, bem como as atividades desenvolvidas. Falou também sobre o papel e a responsabilidade da guarda e sua integração com as outras polícias. Atualmente, contamos com 1.370 homens, sendo que 800 já estão cursando o 2º grau e alguns a faculdade, disse o militar, explicando, ainda, que a atuação abrange os 75 bairros da cidade e 440 espaços municipais, além do atendimento a 50 mil crianças. Acreditamos que quanto mais reciclarmos o policial, mais condições de trabalho ele passa a ter. Assim, para o ano que vem, Curitiba terá a primeira Academia de Guarda Municipal do Brasil, informou Diotalevi, destacando que a Guarda Municipal vive o dia das comunidades. Atuamos nos postos de saúde, creches, armazéns da família, parques e nas sete Ruas da Cidadania e na regional do Cajuru, explicou. Nosso lema é um por todos, todos por um.
Uma sugestão apresentada pela presidente da Associação dos Moradores da Vila Izabel (Assobel), Kátia Zilli, foi aprovada pela maioria: o intercâmbio entre a comunidade e a guarda. A idéia é ampliar as informações à população sobre quais atitudes devem ser tomadas em casos de emergência, além de desenvolver um trabalho de campo para coleta e avaliação das necessidades e queixas também dos guardas.
Presenças
Participaram do evento a coordenadora Estadual Antidrogas da Secretaria da Justiça e da Cidadania do Paraná, Cleuza Canan; a presidente da Comissão Interna de Vítimas de Crimes da OAB-Pr, Rose Dequech; a advogada e integrante da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica da OAB (ABMCJ), Dirceneide Polaccini; a presidente da Associação dos Moradores e Amigos da Praça Santos Andrade e Passeio Público (Amas), Edeluz Maria Taborda Ribas Alves; Francisco Osmar de Oliveira (despachante Oliveira), e Regina Célia Girelli, membro da comunidade e pesquisadora sobre dependência química, entre outros.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba