Secretário é homenageado pelos 10 anos de programa

por Assessoria Comunicação publicado 18/03/2009 19h20, última modificação 23/06/2021 09h11
O vice-prefeito e secretário da Saúde, Luciano Ducci, esteve na Câmara de Curitiba na tarde desta quarta-feira (18), durante sessão plenária, para receber diploma de reconhecimento ao Programa Mãe Curitibana, que recentemente completou 10 anos. A entrega do documento, pelo primeiro vice- presidente da Casa, Tito Zeglin (PDT), foi acompanhada por todos os integrantes da Mesa Executiva e o líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB).
A iniciativa do reconhecimento partiu do vereador Paulo Frote (PSDB), contando com o apoio de todos os parlamentares, que, inclusive, fizeram questão de assinar o verso do diploma em aprovação ao programa implantado no serviço de atendimento à saúde da mulher. Na saudação, Frote afirmou que “nosso objetivo é reconhecer a iniciativa do projeto que trouxe segurança e proteção a gestantes, nascituros e bebês, transformando a qualidade do atendimento.” Da mesma forma, ratificaram o líder do prefeito e o vereador Algaci Túlio (PMDB), enaltecendo o caráter de humanidade do programa.
Índices
O programa foi implantado de forma consistente para atender mães curitibanas, auxiliando em diversos critérios, desde o planejamento pré-natal até a definição do local do parto. Ao completar os dez anos de implantação, o programa apresenta índices expressivos. Um dos mais importantes e de referência internacional é a redução a zero da infecção pelo vírus HIV nas mães que recebem o atendimento. Outro dado é a gravidez na adolescência, que hoje, com o programa, é de 14%, a menor taxa do País.
O sucesso do programa é tanto, que, segundo Ducci, está sendo copiado por São Paulo. Além da conquista de atendimento sobre mais 160 mil gestantes no período, o Mãe Curitibana recebeu, em 2007, o prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, pelos esforços para redução da mortalidade infantil.
Duas inovações vão acompanhar o atendimento do programa neste ano. São ações voltadas para que o pai esteja presente no acompanhamento à gestante, desde a pré-consulta, a bolsa lilás com kit para objetos de uso ao recém nascido, a caderneta saúde criança e, nesta última semana, a terceira oficina para gestantes. Neste e nos próximos encontros já agendados, as futuras mães recebem noções sobre aleitamento materno, cuidados gerais, vacinação e nutrição.
Conforme Paulo Frote, o programa está acessível a todas as interessadas na rua Jaime Reis, 331, Alto do São Francisco.