Secretário discute promoção do esporte no combate às drogas

por Assessoria Comunicação publicado 27/03/2013 16h25, última modificação 13/09/2021 14h28

O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Aluísio de Oliveira Dutra Júnior, foi o convidado da Tribuna Livre desta semana da Câmara Municipal de Curitiba. Ele apresentou medidas de reestruturação da pasta e ações voltadas ao combate ao crack e outras drogas. O convite foi do vereador Valdemir Soares (PRB).

O representante do Executivo disse que o foco da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) é sua reestruturação, com nova visão estratégica e a delimitação de planejamento e alinhamento das ações. Quanto ao esporte, as atividades serão direcionadas aos jovens. No lazer, à valorização de atividades para a família. Os funcionários da pasta e as instituições da sociedade civil também devem passar por treinamentos.

A ideia é, respectivamente, prepará-los para atuar na prevenção e combate à drogadição e capacitar as entidades sobre os processos de captação de recursos. “As políticas públicas de combate às drogas têm três fases: prevenção, tratamento e reinserção”, disse o secretário. “O foco é direcionar a criança e o jovem à atividade esportiva. Precisamos aprender a linguagem deles”, complementou.

A Smelj possui 36 equipamentos de esporte e lazer, divididos entre todas as regionais, que não incluem as academias ao ar livre. Os espaços públicos recebem cerca de 25 mil usuários por mês e contam com 306 servidores, que são professores de Educação Física. Entre as linhas de ações levantadas por Aluísio para o enfrentamento das drogas estão a criação de nova carreira na pasta, além do treinamento dos atuais servidores e a promoção de atividades no período noturno.

Valdemir sugeriu parcerias entre a Frente Parlamentar Contra o Crack e a Smelj, como no evento “Copa Libertadores do Crack”, que vai reunir equipes de todos os bairros da capital.

O vereador citou a presença, no plenário, de integrantes do movimento “Curitiba, Te Quero Sem Drogas”. Os jovens voluntários acompanharam a Tribuna Livre.