Secretário da Copa fala aos vereadores

por Assessoria Comunicação publicado 09/08/2010 15h40, última modificação 30/06/2021 09h58
O secretário especial para Assuntos da Copa do Mundo 2014 no Paraná, Algaci Tulio, esteve, nesta segunda-feira (9), na Câmara de Curitiba. Recepcionado pelos integrantes da Mesa Executiva e demais vereadores, Tulio  fez extenso detalhamento sobre as negociações que envolvem o Mundial e a Copa das Confederações, em 2013.
O secretario também foi portador de um convite do governador do Estado, Orlando Pessuti. Ainda nesta semana, representantes do Paraná devem se reunir com  os vereadores, em especial os que compõem a Comissão da Copa 2014, presidida por Mario Celso Cunha (PSB). A intenção de Pessuti, segundo Algaci Tulio, é congregar as ações feitas até agora pelos  segmentos oficiais em prol da realização dos eventos na cidade. “Debater e analisar tudo o que for possível, numa conjugação de esforços para viabilizar o recebimento de mais de R$ 1 bilhão em investimentos do Plano de Aceleração do Crescimento,  edição especial da Copa 2014, o PAC da Copa”, completou.
Temas
A visita do secretário  focou dois assuntos importantes e foi considerada produtiva pelos vereadores, que debateram por quase duas horas.  Primeiramente, Tulio explicou aos parlamentares as últimas ações da pasta e  depois falou sobre  a garantia de que o Estado terá participação efetiva no Mundial, confirmada pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira.  Ele disse que o Paraná tem até o dia 2 de setembro para apresentar uma definição de local à CBF e à Fifa. "É uma corrida contra o tempo, que exige  participação e definições de pelo menos 12 câmaras temáticas",  explicou.
Tulio afirmou também que a vontade de aproveitar esta oportunidade de crescimento para o Estado e a capital  contagiou investidores nacionais e estrangeiros. Várias possibilidades estão em estudo e, assim que ficar definido o impasse do estádio, serão desenvolvidos os projetos das obras.
Na reunião proposta pelo governo do Estado, de acordo com o secretário, será discutida a grande preocupação dos vereadores quanto ao uso do potencial construtivo. A presença de Luiz Fernando Jamur, secretário municipal do Governo, vai ajudar nesta questão. Entende-se como potencial construtivo a possibilidade de transferir o direito correspondente à capacidade construtiva de áreas vinculadas ao sistema viário projetado ou na preservação de imóveis tombados, como forma de desapropriação ou outra forma de aquisição. Algumas das outras dúvidas já foram esclarecidas nesta visita, como a relação custo-benefício da participação de Curitiba nos eventos, garantia de que verbas públicas não serão utilizadas em iniciativa privada e o aproveitamento permanente da logística tecnológica da Copa.