Secretário apresenta ProJovem aos vereadores

por Assessoria Comunicação publicado 29/04/2009 16h20, última modificação 24/06/2021 06h58
Beneficiar jovens entre 18 e 29 anos desempregados, de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo, com dificuldades de inserção no mercado, proporcionando capacitação e empregabilidade. Este é o objetivo do ProJovem, programa do governo federal, que, em parceria com a prefeitura de Curitiba, beneficiará sete mil jovens da capital e região metropolitana. Na manhã desta quarta-feira (29), o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Jorge Bernardi, apresentou o projeto aos vereadores, no gabinete da presidência da Casa.
Segundo Bernardi, que citou diversas grandes empresas, existem muitas vagas disponíveis no mercado, mas há um déficit real em termos de qualificação. “E é nesse sentido que vamos atuar, com cursos e ajuda financeira para quem se inscrever no programa”, informou, destacando outras medidas da prefeitura, como a promoção da 1ª Feira do Emprego e da Capacitação Profissional de Curitiba, que acontecerá na sexta-feira (1º de maio) e sábado (2), na praça Osório e no calçadão da Rua XV de Novembro, envolvendo mais de 90 empresas. Serão oferecidas vagas de empregos e em cursos de capacitação e formação. “Será um evento inédito no Brasil, diferente das tradicionais comemorações do Dia do Trabalho, menos oneroso e muito útil à toda sociedade”, destacou o secretário.
Cartilhas sobre trabalho infantil, elaboradas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, também foram apresentadas por Bernardi aos parlamentares. O material será entregue a todos os alunos e professores da rede municipal de ensino de Curitiba.
Cursos
Os cursos de qualificação oferecidos pelo ProJovem terão uma carga horária de 350 horas de aula, a serem ministradas num período de 24 semanas. Serão 15 horas de aula semanais. Inclusão digital, valores humanos (ética e cidadania), noções de direitos trabalhistas, formação de cooperativas e prevenção de acidentes de trabalho serão algumas das disciplinas ministradas na área de qualificação social. Na setor profissionalizante, o aluno poderá optar por cursos da área administrativa, de alimentação, beleza e estética, construção e reparos, telemática, transporte, esporte e lazer, madeira e móveis, serviços domiciliares, turismo e vestuário.
Vereadores como João do Suco (PSDB) e Francisco Garcez (PSDB) enalteceram a atuação da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, bem como a forma de implementação do ProJovem em Curitiba.
As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de maio nas Ruas da Cidadania. O candidato, que também receberá auxílio financeiro se for comprovada frequência em pelo menos 75% das atividades no mês, deve levar cópias de seu CPF, carteira de identidade, declaração atualizada de escolaridade e a carteira de trabalho.