Secretaria mostra ações da Rede de Proteção Animal

por Assessoria Comunicação publicado 09/02/2012 18h35, última modificação 16/08/2021 10h19
Para compreender melhor como será aplicada a nova lei de defesa animal de Curitiba, a equipe do vereador Professor Galdino (PSDB) esteve, nesta quinta-feira (9), na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, onde foram apresentadas algumas ações da Rede de Proteção Animal.
Segundo o parlamentar, além da possibilidade de denúncia junto à Delegacia de Meio Ambiente, que já registrava boletins de ocorrência baseada na lei federal de crimes ambientais, agora é possível registrar denúncias e tirar dúvidas sobre a lei municipal pelo sistema 156, da prefeitura. A vantagem dessa nova possibilidade, de acordo com a superintendente da secretaria, Josiana Saqueli Koch, é a facilidade de se fazer uma denúncia e a possibilidade do anonimato. Diferentemente do que acontece no caso da Delegacia de Meio Ambiente, pelo 156 não há necessidade de se comparecer pessoalmente a algum local para registrar o ocorrido e o município ainda permite que o cidadão seja preservado, para evitar possíveis retaliações e constrangimentos entre vizinhos. “Se alguém for até a Rede de Proteção ou vier aqui na secretaria, é claro que nós vamos receber a denúncia, mas nós aconselhamos que se faça pelo 156, porque a pessoa receberá um protocolo e poderá acompanhar aquele procedimento, além de que o atendimento será o mesmo”, explicou Josiana.
Ainda de acordo com a médica veterinária Vivien Morikawa, chefe da Rede de Proteção Animal, a equipe atua diariamente em horário comercial, atendendo todas as denúncias realizadas pelo sistema 156. Um problema recorrente, no entanto, seria a dificuldade de compreensão que ainda se tem sobre o que seriam maus-tratos. Conforme a veterinária, muitos casos acabam sendo pequenos mal entendidos e não caracterizam infrações de fato. Por isso, é importante que o cidadão, ao fazer uma denúncia, esteja certo de que se trata de um caso real de maus-tratos, para que a equipe da Rede de Proteção não se desloque desnecessariamente.
Ao todo, são registradas cerca de 200 denúncias por mês, número que ainda é pequeno se comparado às proporções de Curitiba. “É importante que o cidadão saiba que a prefeitura disponibiliza um canal rápido, seguro e gratuito de denúncias. A lei municipal veio facilitar o percurso do cidadão, que já não precisa temer fazer uma denúncia e sabe que pode contar com o município na defesa dos animais”, comentou Galdino.
Para divulgar a nova lei e orientar a população sobre a guarda responsável, a secretaria tem realizado, a cada dois meses, o evento Amigo Bicho nas Ruas da Cidadania da cidade. Nesses eventos, é possível fazer a microchipagem gratuita de cães e gatos e receber informações sobre questões veterinárias, castração, adoção responsável, dentre outras. A partir do mês de março, a prefeitura já deverá disponibilizar um panfleto para orientar a população sobre denúncias e demais questões da nova lei.
O próximo Amigo Bicho acontecerá no dia 3 de março, na Praça Zumbi dos Palmares, no Pinheirinho.