Secretária fala sobre Plano Municipal de Educação

por Assessoria Comunicação publicado 15/04/2015 17h40, última modificação 30/09/2021 07h18

A secretária municipal da Educação, Roberlayne Roballo, conversou com vereadores sobre a elaboração do Plano Municipal de Educação de Curitiba (PME), que deve ser encaminhado à Câmara Municipal em maio e votado até junho. O encontro foi na Secretaria Municipal de Educação (SME), a pedido da Comissão de Educação, Cultura e Turismo. Além do presidente do colegiado, Professor Galdino (PSDB), também participaram Chico do Uberaba (PMN), Geovane Fernandes (PTB) e o líder do prefeito, Paulo Salamuni (PV).

Na ocasião, Roberlayne deu detalhes aos vereadores sobre como funciona e qual o objetivo do PME. Segundo ela, o planejamento é uma exigência feita pelo governo federal, por meio do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014 (lei federal 13.005/2014). De acordo com o PNE, os estados e municípios também devem elaborar seus planos, seguindo as diretrizes estipuladas nacionalmente, para o período de 10 anos.

“Esse plano será um marco para Curitiba, pois é a primeira vez que é elaborado na cidade”, comentou a secretária. Para tornar o processo democrático, a prefeitura está promovendo diversas pré-conferências, que podem ser realizadas por qualquer segmento da sociedade que assim desejar.

Segundo a SME, nos dias 16 e 17 de maio, ocorre a Conferência Municipal de Educação, que dará origem ao documento que será enviado para apreciação na Câmara dos Vereadores de Curitiba. O prazo para votação e aprovação do plano no Legislativo é até o dia 24 de junho. O vereador Paulo Salamuni elogiou, durante a reunião, a iniciativa da Comissão de Educação para que o Legislativo sedie uma audiência pública sobre o tema “para que todos os vereadores tomem conhecimento sobre o assunto”.

O PME abrange não somente a educação da rede municipal de ensino, mas também escolas públicas e particulares dos níveis fundamental, médio e superior. Para mais informações, a prefeitura elaborou uma página na internet, com todos os dados sobre o PME.

Além de Professor Galdino, Chico do Uberaba, Geovane Fernandes, a Comissão de Educação é formada pelos vereadores Mauro Ignacio (PSB) e Tiago Gevert (PSC).