Secretária e bancada feminina definem ações conjuntas

por Assessoria Comunicação publicado 08/02/2013 16h00, última modificação 10/09/2021 11h34
A bancada feminina da Câmara Municipal recebeu, na manhã dessa sexta-feira (8), a visita da secretária especial da Mulher, Roseli Isidoro. O encontro teve por objetivo trazer esclarecimentos quanto às primeiras atividades da pasta, bem como determinar as ações relativas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Participaram da reuniãoas vereadoras Julieta Reis (DEM), Professora Josete (PT), Noemia Rocha (PMDB) e Carla Pimentel (PSC). A vereadora Dona Lourdes (PSB) foi representada por sua assessora.
 
Inicialmente, a secretária Roseli fez uma breve explanação sobre as metas e planos de ação da nova pasta. “A ideia é orientar os trabalhos em três instâncias: na primeira, a secretaria coletará subsídios junto à ONGs voltadas ao bem estar e à defesa da mulher. Esse diálogo se estenderá a outras entidades, mesmo que não organizadas. Numa segunda instância, iremos articular as ações promovidas por outros órgãos públicos que também lidam com as questões da mulher. Por fim, num terceiro momento, estabeleceremos contato com órgãos do Judiciário e do Legislativo para que as ações sejam promovidas de modo colaborativo”, esclareceu Roseli Isidoro.
 
“A adequada formação dos agentes públicos que lidam diretamente com as demandas das mulheres é um aspecto a ser considerado”, declarou a vereadora Julieta Reis. Professora Josete lembrou que o Conselho da Mulher está passando por renovações, mas para ela “é essencial que o órgão preserve seu caráter deliberativo”. “As entidades civis que representam os interesses da população feminina nem sempre possuem orientações convergentes, portanto, é bom que a secretaria estabeleça esses contatos para viabilizar os projetos“, afirmou Noemia Rocha.
 
Carla Pimentel elogiou a “transversalidade” da nova secretaria. “Existe uma nova tendência na política, um novo momento, que também está representado na renovação da direção da Câmara de Curitiba e nos novos vereadores. Achei importante a secretaria garantir que terá acesso às demais pastas, até para dar prioridade no combate dos casos de violência contra a mulher”, disse a parlamentar.
 
Tradicionalmente a Câmara de Curitiba realiza uma sessão especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher na data oficial, mas houve acordo dentro da bancada sobre a antecipação da atividade para o dia 7 de março, a fim de que não coincida com os eventos que serão promovidos pela Secretaria da Mulher.