Secretária de Trânsito pode ser ouvida na terça-feira
A secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli, pode vir à Câmara de Curitiba na próxima terça-feira (18). Requerimento da Comissão Executiva, para reservar à convidada o horário da sessão destinado ao grande expediente e explicações pessoais, será votado nesta segunda (17), véspera da data programada.
Luiza participaria da última Tribuna Livre, para tratar da implantação de políticas públicas e do Conselho Municipal de Trânsito (Comutran), mas cumpriu agenda junto ao prefeito. Em seu lugar seria ouvido o diretor da Escola Pública de Trânsito da prefeitura, Cassiano Novo, mas os vereadores decidiram reagendar o convite e discutir os problemas de trânsito na capital com a secretária.
Na sessão da última segunda (10), registro sobre acidente de trânsito na região central, com dois mortos, gerou debate sobre a violência no trânsito e reforçou a importância da vinda de Luiza à Casa. Os parlamentares apresentaram sugestões, alertaram para a necessidade de educação dos motoristas e pedestres e apresentaram demandas de regiões da cidade, como problemas na sinalização.
O projeto de lei do prefeito que cria o Comutran e a Conferência Municipal de Trânsito, órgãos colegiados e de caráter consultivo, está apto à deliberação em plenário (005.00390.2013). Apresentada em setembro de 2013, a matéria passou pela análise das comissões de Legislação, Justiça e Redação e de Urbanismo e Obras Públicas.
Junto à proposição tramitam emendas dos vereadores, relativas à composição do conselho. O principal objetivo do Comutran e da conferência (prevista para ocorrer a cada quatro anos) seria a implantação de políticas públicas de trânsito em Curitiba.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba