Secretaria de Saúde presta contas em audiência pública
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe, na próxima quarta-feira (13), a secretária municipal de Saúde Márcia Huçulak, para apresentação de relatório com indicadores sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. A gestora prestará contas do dinheiro recebido e utilizado no custeio da saúde, tendo como base o terceiro quadrimestre de 2018, bem como a oferta de serviços na rede assistencial própria, contratada e conveniada, dentre outros itens.
A reunião é aberta ao público e, após a apresentação dos dados, a titular da Saúde responde perguntas da população e dos vereadores. A atividade terá transmissão em tempo real no canal da CMC no Youtube, e será realizada durante a sessão plenária, com início às 9h. A coordenação é da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte. Também é possível acompanhar e interagir por meio do Twitter e Instagram da Câmara.
No ano passado, a secretária esteve nas três prestações de contas realizadas, conforme determina a lei complementar federal 141/2012. Em fevereiro, Márcia Huçulak alertou para a necessidade de medidas de combate às principais causas de morte dos curitibanos, que são os infartos agudos e os acidentes vasculares. A gestora do SUS na capital garantiu, em maio, que o tempo de espera para consultas com médicos especialistas teve queda “extremamente significativa”. Já no último encontro daquele ano, o tema mais debatido foi o atendimento prestado pela Unidade de Pronto Atendimento da CIC, que havia sido reaberta em agosto, e foi a primeira UPA de Curitiba a ser gerenciada por uma Organização Social (OS).
A audiência ocupará os espaços da sessão plenária destinados à ordem do dia, ao grande expediente e às explicações pessoais, portanto neste dia não haverá votações de projetos ou requerimentos.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba