Secretaria da Saúde presta contas na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 28/03/2012 15h50, última modificação 16/08/2021 12h56
Prestação de contas da Saúde de Curitiba ocorreu nesta terça-feira (27), em audiência pública da Comissão de Saúde e Bem-Estar Social e Meio Ambiente, durante sessão plenária na Câmara Municipal. A titular da pasta, Eliane Chomatas, e equipe de técnicos que foram recebidos pelo presidente da comissão, vereador Francisco Garcez (PSDB), detalharam a aplicação dos recursos no período, além de ressaltar a gama de investimentos na área.
A reinauguração da unidade de saúde do Barreirinha, com a presença do governador Beto Richa ao lado do prefeito Luciano Ducci e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pontuou os destaques. Foram registradas, também, as inaugurações das unidades Eucaliptos e Fernando de Noronha, que ampliaram a operacionalidade de atendimento do sistema. Também fez parte dos destaques o recebimento dos prêmios Academia da Saúde e III Prêmio Bibi Vogel. Curitiba foi vencedora da região Sul na edição de 2011, no quesito de ações desenvolvidas para a proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno.
Ações
A Secretaria Municipal de Saúde trabalhou o período de encerramento do ano com um orçamento de R$ 592.106.133,63 para um total de despesas de R$ 575.401.452,58. O setor de custeio consumiu o maior percentual, de 59,55%; pessoal ficou em 37,72% e o gerenciamento do SUS, em 37,63%. A produção total do SUS, Sistema Único de Saúde, chegou a 6.437.700 entre atendimento básico e de média e alta complexidade. Em gestão dos problemas de saúde, a hipertensão arterial saiu à frente, com 19.691.508 atendimentos, sendo mais de 89 mil em todo o ano de 2011. Outra patologia bastante solicitada foi o diabetes melito com mais de 9 mil atendimentos no trimestre. A Ouvidoria registrou 6.545 manifestações no período, totalizando 23.907 em todo o ano.
Em seguida à explanação da equipe técnica da secretaria, os vereadores tiveram oportunidade de debater algumas questões reivindicadas em nome da comunidade, com predominância para o atendimento urgente e emergente nas unidades de saúde e a capacidade de leitos do sistema. Eliane Chomatas comentou sobre a oferta e produção dos serviços públicos da rede de assistência própria, contratada e conveniada, enquanto coube a Inês Kultchek Marty, do gabinete técnico, relatar sobre as ações desenvolvidas pela secretaria entre os meses de outubro a dezembro.
Debate
Para o líder do prefeito na Casa, vereador Roberto Hinça (PSD), “o atendimento da pasta tem sido exemplar, como o são as ações desenvolvidas, inclusive de forma pioneira para o restante do país”. O debate girou em torno de blocos partidários, com alguns itens relevantes. Tico Kuzma (PSB) e Denilson Pires (DEM) indagaram sobre questões reclamadas no atendimento em unidades. Eliane Chomatas garantiu que a rede de atendimento está melhorando com as novas unidades e profissionais. Referendou a ampliação de leitos com a inauguração do Hospital do Idoso Zilda Arns e procedimentos voltados para a condição de envelhecimento da população. Também assegurou aos vereadores a melhoria nos demais atendimentos reivindicados pela população.
Noemia Rocha (PMDB), Emerson Prado (PSDB) e Dirceu Moreira (PSL) perguntaram sobre Central de Leitos, eficácia em comunicação entre atendimentos de setores da rede de saúde e efeitos da implantação do sistema de transição de tecnologias. Para Chomatas, “parcerias com secretarias estaduais e ministérios fortalecem a prestação do serviço”, referindo-se à condição de internamentos que será “substancialmente ampliada com os 20 leitos de UTI do Hospital do Idoso”.
Tito Zeglin (PDT) e Professora Josete (PT) apresentaram suas dúvidas sobre percentual de atendimento em especialidades alternativas, vigilância sobre propaganda de produtos que oferecem ilusão de resultados em tratamentos específicos e identificação de serviços entre o Siate e o Samu. Para todas estas questões, a titular da pasta se comprometeu a aprofundar a atenção da administração municipal, estendendo ao comércio citado pelo vereador “as regras prescritas pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária”.
Na equipe de Eliane Chomatas, acompanharam a audiência pública a chefe de gabinete Inês Kultchek Marty; o superintendente executivo, Wagno Rigues, e a superintendente de gestão, Anna Paula Lacerda Penteado. O Centro de Controle, Avaliação e Auditoria foi representado por Olga Regina Cotovicz de Deus; do Centro de Informação em Saúde (CIS), Raquel Ferraro Cubas; do Centro de Epidemiologia, Karin Regina Luhm; pelo Centro de Saúde Ambiental, Luiz Antonio Bittencourt Teixeira, e pelo Centro de Assistência à Saúde, Beatriz Battistella Nadas.