Secretaria da Saúde presta contas do 1º quadrimestre de 2017
A Câmara Municipal terá, na sessão plenária desta quarta-feira (24), a primeira audiência pública de prestação de contas da saúde pública de Curitiba com ações da atual gestão. O secretário municipal da Saúde, João Carlos Baracho, deverá apresentar aos vereadores os dados da pasta referentes ao primeiro quadrimestre de 2017, conforme exigência da lei complementar federal 141/2012 aos gestores ao SUS das cidades, estados, Distrito Federal e União.
No primeiro balanço apresentado por Baracho, no dia 21 de fevereiro, as informações eram referentes à gestão Gustavo Fruet. O secretário disse que havia uma dívida de R$ 233 milhões na área e unidades da rede em situação “absolutamente precária” (leia mais). Dos 38 vereadores, 21 apresentaram questionamentos ou comentaram os dados.
A rede pública de saúde é constantemente debatida pelos vereadores. Na sessão de 3 de maio, por exemplo, sugestão ao Executivo para que se reproduzisse na cidade um programa implantado em São Paulo, o Corujão da Saúde, levantou outros temas, como o fechamento da UPA Matriz (saiba mais). Também têm sido questionados casos de agressão a servidores e a falta de medicamentos (veja aqui).
Promovida pela Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte, a audiência pública foi aprovada em plenário (054.00003.2017) e ocupará a ordem do dia, o grande expediente e as explicações pessoais da sessão. O colegiado é presidido por Maria Leticia Fagundes (PV) e também reúne Osias Moares (PRB, vice-presidente), Mestre Pop (PSC), Noemia Rocha (PMDB) e Oscalino do Povo (PTN).
No dia 31 de maio, a Câmara de Curitiba terá audiência pública para a prestação de contas da Secretaria Municipal de Finanças, também referente ao primeiro quadrimestre deste ano (054.00004.2017). O titular da pasta é Vitor Puppi.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba