Saúde Ocupacional previne glaucoma

por Assessoria Comunicação publicado 26/05/2010 18h35, última modificação 29/06/2021 12h03
O Setor de Medicina de Saúde Ocupacional da Câmara Municipal de Curitiba, chefiado pela médica Lilian Zimmermann de Quadros, concluiu, nesta quarta-feira (26), os exames da II Semana de Prevenção ao Glaucoma. A atividade teve início nesta terça (25) e foi voltada para atender os vereadores e funcionários da Casa. Num levantamento preliminar do setor, foram atendidas 160 pessoas. A coordenadora do Programa de Educação em Saúde Continuada (Pesc) da Câmara, Márcia Regina Gomes Umbria, explicou que os casos com suspeita foram orientados e encaminhados para exames com especialistas no assunto. A ação foi desenvolvida em parceria com uma clínica de olhos, que cedeu profissionais e o equipamento para as avaliações.
De acordo com informações prestadas pelo setor, o glaucoma é uma das maiores causas de cegueira irreversível do mundo. A doença é percebida somente com o exame, quando se detecta o aumento da pressão interna do olho. Esta pressão pode afetar o nervo óptico, reduzir o campo visual e, sem tratamento, causar cegueira. O glaucoma não tem cura, mas um tratamento precoce pode ajudar a preservar a visão.
Doenças do coração
O setor de Saúde Ocupacional já se prepara para mais uma ação preventiva em prol dos funcionários. No dia 8 de junho, às 10h, haverá uma palestra sobre riscos cardiovasculares no plenário da Câmara. O convidado para falar sobre o assunto é o conceituado cardiologista Mario Sergio Julio Cerci, do Hospital do Coração. Todos os funcionários e vereadores estão convidados a assistir.