Saúde Ocupacional inova com orientações sobre qualidade do sono

por Assessoria Comunicação publicado 24/11/2011 16h50, última modificação 12/08/2021 16h43
A Semana da Plena Saúde trouxe, para os vereadores e funcionários da Câmara de Curitiba, uma novidade em termos de medicina preventiva. Exames que avaliam a qualidade do sono foram incluídos no rol de testes ofertados pelo setor de Medicina de Saúde Ocupacional da Casa, com boa aceitação por parte dos servidores. “Ontem, no primeiro dia do atendimento, 60 pessoas fizeram os testes de oximetria e espirometria e receberam as orientações posturais para uma melhor noite de sono. Algumas já botaram o conhecimento em prática e, nesta quinta-feira (24), de tão contentes com o resultado, vieram nos relatar que já puderam dormir melhor, com mais tranquilidade”, afirmou Márcia Umbria, coordenadora do Programa de Educação em Saúde Continuada (Pesc). Ela explica que só o ato de realizar o exame já anima os pacientes a adotarem hábitos mais saudáveis de vida. “Eles fazem os testes de capacidade respiratória, verificam que não têm nenhum problema de saúde e aquela ansiedade passa. Já ficam mais relaxados e felizes”, brinca Márcia.
A fisioterapeuta Lília Scandelari, coordenadora do Programa Pró-Ergo, é a responsável pelas orientações técnicas aos interessados e ensina as maneiras corretas para dormir, procedimentos adequados para a hora de deitar e levantar da cama, além de explicar quais hábitos favorecem a conquista de uma boa noite de sono. “Na hora de acordar, por exemplo, é importante que você dê ao seu corpo um tempo para despertar. Espreguice bem, vire-se de lado, apóie-se nos braços e ponha as pernas para fora da cama tranquilamente. Sente-se antes de levantar, não saia direto da cama”, instrui Lília. Hoje é o último dia para participar deste programa de qualidade do sono. Os interessados devem procurar o Setor de Medicina de Saúde Ocupacional da Câmara, onde os exames estão sendo realizados.
Até quarta-feira (23), já haviam sido realizados 105 exames de pressão ocular, para o diagnóstico de glaucoma, 74 testes de glicemia, para a identificação de pessoas com diabetes, e 60 atendimentos no programa de qualidade do sono. Os números totais serão divulgados nesta sexta-feira (25).