Saúde, obras públicas e educação são prioridades do mandato de Tiago Zeglin

por Nicole Thessing*, especial para a CMC | Revisão: Brunno Sant'Ana — publicado 19/02/2025 07h10, última modificação 12/12/2024 12h16
Filho de ex-decano da Câmara, Tiago Zeglin assume 1º mandato com 5.652 votos. “Minha vida inteira, eu vivi a política”, disse ele ao Você Me Representa.
Saúde, obras públicas e educação são prioridades do mandato de Tiago Zeglin

Tiago Zeglin fala sobre suas bandeiras e como resolveu seguir os passos do seu pai. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

No dia do seu aniversário, 1º de janeiro, Tiago Zeglin tomou posse e assumiu seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Curitiba. Eleito pelo MDB com 5.652 votos, o vereador segue a trajetória do pai, Tito Zeglin, que se aposentou depois de nove mandatos, em 2024. “Quando eu nasci, o meu pai já era vereador”, comentou o “herdeiro” do decano, visto que nasceu em 1984 e seu pai já ocupava uma vaga no Legislativo de Curitiba há dois anos.

“Minha vida inteira, eu vivi a política”, falou Zeglin, o filho, em entrevista ao Você Me Representa, sobre sua trajetória até entender que, assim como seu pai, seu caminho também era o de ser um representante dos curitibanos. Então, continuou, “foi algo muito natural que me trouxe aqui”. “Além de construir uma nova história, eu quero honrar a história do meu pai”, garantiu o vereador, “eu tenho o exemplo, ele me deu o caminho e, agora, a gente vai seguir”. 

No programa, ele também falou sobre as bandeiras nas quais vai pautar seu trabalho nos próximos quatro anos. Para ele, a saúde “tem que ser prioridade na gestão, porque a saúde não espera” e, nesse sentido, ele diz que atuará para garantir melhorias na infraestrutura das unidades básicas de saúde (UBS). Na educação, sua preocupação é a grande demanda por vagas nas creches municipais, além da valorização dos professores. “Sou neto de professor, sobrinho de professores”, destacou, “a gente quer valorizar o servidor público”.

Outro ponto que terá sua atenção serão as obras públicas. “Precisamos tirar os semáforos da Linha Verde. Essa é uma bandeira que eu trago neste meu mandato. Eu [também] acho que a gente tem que pensar em mobilidade, incentivar a bicicleta, patinete, tentar tirar o carro da rua”, comentou. Além disso, ele diz que é preciso “trabalhar na agilidade da gestão em punição para empresa que não cumpre o contrato, em fiscalizar”. “Eu não consigo aceitar que um trevo do Atuba demore 16 anos para ser concluído”, exemplificou o vereador. 

>> Quer saber mais sobre a entrevista? Assista ao episódio completo do Você Me Representa:

 

Você Me Representa: conheça os novos vereadores de Curitiba

O Você Me Representa é um dos programas do CMC Podcasts, da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Em sua segunda temporada, a jornalista Patrícia Tressoldi, diretora de Comunicação da CMC, apresenta à população os 38 vereadores eleitos para a 19ª legislatura (2025-2028). Nas entrevistas, os novos parlamentares falam sobre sua trajetória de vida, pautas defendidas e prospecções de como serão seus mandatos, com propostas que pretendem aprovar para a cidade.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato

Revisão: Brunno Sant'Ana