Saúde Mental em Curitiba será debatida com psiquiatras e terapeutas

por Assessoria Comunicação publicado 01/10/2019 13h45, última modificação 11/11/2021 06h42

Audiência pública com profissionais de psiquiatria, psicologia e terapia ocupacional, nesta quarta-feira (2), fará um diagnóstico das políticas públicas na área de Saúde Mental em Curitiba. A atividade, organizada pela vereadora Noemia Rocha (MDB), acontecerá no auditório do Anexo 2 da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), a partir das 14h (407.00034.2019). Ela confirmou hoje, em plenário, na véspera da atividade, que representantes da prefeitura e do Governo do Paraná participarão do debate.

Noemia Rocha é autora da lei municipal 15.160/2018, que instituiu na cidade a campanha Janeiro Branco, de conscientização sobre saúde mental (leia mais). “A ideia é lançar um olhar sobre o que já vem sendo feito na cidade, por meio da interação entre a gestão da saúde e a sociedade curitibana. Planejamos incentivar o debate sobre o cuidado e a respeito da importância de uma boa saúde mental”, diz a vereadora, no requerimento da audiência.

Em plenário, a vereadora lamentou o suicídio de um pastor, aos 39 anos de idade, na semana passada. “Precisamos tratar dessas questões delicadas, mas tão latentes, que são o suicídio, a depressão, a síndrome do pânico. Até porque o estado emocional de uma pessoa já passa a ser condição para contratações profissionais”, ponderou Noemia Rocha. O evento é gratuito e aberto à toda população, bastando registrar-se na portaria do Anexo II antes de subir ao 4º andar, onde fica o auditório da CMC.