Saúde foi o tema de metade das iluminações cênicas do Palácio Rio Branco em 2024
A iluminação cênica do Palácio Rio Branco é utilizada para apoiar datas comemorativas, campanhas de conscientização e outros assuntos de interesse público. (Foto: Bruno Spessato)
Você sabia que o Palácio Rio Branco pode mudar de cor durante o ano? Conhecida como iluminação cênica, esse uso de luzes externas coloridas sobre o prédio histórico da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) pode ser alterado para apoiar datas comemorativas, campanhas de conscientização e outros assuntos de interesse público.
Em 2024, 45 temas foram destacados pela iluminação cênica do Palácio Rio Branco. O prédio onde são realizadas as sessões plenárias da CMC recebeu mais de 20 combinações de cores especiais para celebrar datas e conscientizar a população de Curitiba sobre diferentes temas durante os doze meses do último ano.
A maioria das iluminações cênicas fizeram alusão a campanhas de saúde física e mental: 23 dos 45 temas estão relacionados a essa causa. Questões de segurança pública, diversidade e outras datas comemorativas também serviram de inspiração para as iluminações especiais.
Destaque para questões de saúde na iluminação do Palácio Rio Branco
Desde o início de 2024, as campanhas de saúde foram tema das iluminações cênicas do prédio histórico da CMC. Em janeiro, o palácio iluminou-se de branco em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, enquanto o Dia Mundial da Conscientização das Doenças Raras foi lembrado no mês de fevereiro, com a Câmara recebendo tons de lilás para sua iluminação especial.
Maio foi marcado por cinco das 23 iluminações voltadas à área da saúde que decoraram o Palácio Rio Branco, sendo o mês com a maior concentração de temas desse campo. O Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia, o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Celíaca e o Dia Internacional da Dignidade Menstrual são algumas das datas lembradas neste período.
Já o tom de azul foi o mais utilizado durante o ano de 2024 para as iluminações voltadas para a área da saúde. Em abril, destacou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, enquanto em novembro e dezembro a cor evidenciou a campanha de prevenção e conscientização do Diabetes e o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, respectivamente.
Outras campanhas que iluminaram a Câmara dos Vereadores
Durante o mês de maio, o Palácio Rio Branco recebeu os tons de verde, vermelho e amarelo para demonstrar solidariedade às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. As cores fazem alusão à bandeira do estado gaúcho. Durante esse período, a Câmara dos Vereadores promoveu campanhas de arrecadação de mantimentos aos afetados pela calamidade.
Outras campanhas em destaque na iluminação cênica de 2024 foram o Abril Verde, voltado para a conscientização da saúde e segurança no trabalho, o Mês da Visibilidade LGBTQIA+, o Dia Mundial do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, o Dia Internacional contra o Fascismo e o Antissemitismo e os aniversários de Curitiba e da Câmara Municipal.
Prédio histórico icônico, Palácio Rio Branco é sede da CMC
Construído entre 1891 e 1895, o Palácio Rio Branco abriga a CMC desde 1963. O prédio, inicialmente chamado de Palácio do Congresso, antes sediava a Assembleia Legislativa. Pelo valor histórico e cultural, foi tombado pelo patrimônio estadual em 1978 (saiba mais).
O palácio pode receber iluminações especiais para destacar causas e assuntos desde 2019. O pedido para alterar a cor da fachada do prédio histórico precisa ser feito por um vereador, diretamente à Diretoria de Comunicação Social, setor a quem compete organizar o calendário anual da iluminação cênica. A solicitação deve ser feita por meio do sistema de chamados.
No caso das entidades da sociedade civil, elas podem apresentar a causa aos gabinetes parlamentares, que podem abraçá-la e encaminhar a proposta à Diretoria de Comunicação. Se incluída no calendário anual, cada iluminação é agendada por no máximo uma semana.
*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Pietra Hara, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Michelle Stival
Edição: José Lázaro Jr
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba