Saúde e bem-estar dos servidores marcam ações internas em 2024
Em 2024, servidores da CMC participaram de atividades voltadas ao cuidado com a saúde física e mental. (Foto: Maicon Soares/CMC)
A saúde e o bem-estar dos servidores foram o principal mote das ações internas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), em 2024. O Abril Verde, por exemplo, campanha alusiva ao Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, comemorado em 28 de abril, contou com a divulgação de dicas diárias sobre ergonomia na ferramenta de comunicação interna da Casa, durante a semana do dia 8.
Os lembretes da campanha interna foram voltados à postura corporal na área de trabalho, à importância dos alongamentos e a questões de segurança, como colocar a mão no corrimão ao utilizar as escadas. As ações do Abril Verde foram de iniciativa da Divisão de Saúde Ocupacional (DSO) e da Comissão Permanente da Proteção da Atividade Funcional (Copraf)
Também em abril, ocorreu a aula inaugural de ginástica laboral, no estacionamento da CMC. Após a sessão plenária, os vereadores e servidores da Casa participaram da atividade, com duração de 10 minutos, conduzida pela fisioterapeuta e ergonomista da CMC Jaqueline Bezerra de Morais. A ginástica laboral passou a ser realizada quinzenalmente, por um período, e desde setembro os servidores têm à disposição vídeos de ginástica laboral on-line.
O objetivo é incentivar os servidores a fazerem uma pausa nas atividades funcionais e a realizarem a atividade também quando estão em teletrabalho. Foram divulgados três vídeos, produzidos pela Diretoria de Comunicação Social, sobre ginástica para membros superiores, para fortalecimento isométrico e para membros inferiores, com cerca de 5 minutos cada um. Os exercícios são conduzidos por Jaqueline Bezerra de Morais.
Já no mês de outubro, a 3ª Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat) teve como tema "Equilíbrio Emocional no Ambiente de Trabalho”. No dia 30, os servidores participaram de uma ginástica laboral e dinâmicas em grupo com a pauta “Autoacalmar-se”. Já no dia 31, servidores da DSO e da Copraf realizaram uma blitz educativa nos setores administrativos e gabinetes dos vereadores, com a entrega de material informativo sobre a importância do cuidado com a saúde mental e de uma bolinha “antiestresse”. No período da tarde, os servidores puderam participar de uma “tarde do bem-estar”, com quick massage e auriculoterapia.
>> Saiba mais:
Equilíbrio emocional é tema da 3ª Sipat da Câmara de Curitiba
Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul
Em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, comemorado em 10 de setembro, a a campanha de Setembro Amarelo da CMC teve como tema “Se precisar, peça ajuda”. Organizada pela Diretoria de Gestão de Recursos Humanos (DGRH), pelo Setor de Gestão de Pessoas e pela DSO, a ação contou com a formação de um painel formado por balões amarelos na parede do anexo 1 da CMC, no dia 11 de setembro.
Os balões eram nomeados com palavras representando sentimentos, como ansiedade, desânimo, tristeza e medo. O convite era para que as pessoas escolhessem uma palavra e estourassem o balão, que continha uma mensagem motivacional. As frases de incentivo também puderam ser retiradas por visitantes nas entradas dos anexos 1 e 2, ao longo do mês de setembro.
Outra ação interna da DSO, voltada à saúde mental dos servidores, foi o começo, no mês de setembro, do treinamento em DBT (Dialectical Behavior Therapy), sigla em inglês que significa Terapia Comportamental Dialética. A atividade contou com quatro módulos e entre as habilidades desenvolvidas com a técnica estão regulação emocional, mindfulness, tolerância ao mal-estar e efetividade interpessoal.
Também foram realizadas, em 2024, ações de conscientização relativas às campanhas do Outubro Rosa e do Novembro Azul, nas quais os vereadores e servidores foram incentivados a enviarem seus exames preventivos de mama e de colo do útero, no mês de outubro, e de toque retal e dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico), no mês de novembro, para concorrer a um brinde no final de cada mês. As campanhas, promovidas pela DSO, tiveram como objetivo conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças.
Combate à dengue e atualização dos brigadistas
Em fevereiro, o combate à dengue foi pauta de uma palestra voltada às equipes de limpeza e de manutenção da Câmara Municipal. Ministrada pela bióloga Liana Ludielli da Silva, a palestra falou sobre as rotinas para eliminar os criadouros do Aedes aegypti, que, além da dengue, pode transmitir as doenças zika, chikungunya, febre amarela e febre oropouche. O encontro foi organizado pelo Setor de Gestão de Pessoas, com o apoio da Prefeitura.
A ação institucional teve continuidade, após a palestra, nos gabinetes e setores administrativos da Câmara de Curitiba, com a distribuição de material gráfico informativo e a exibição de uma amostra do mosquito Aedes aegypti, que diferente do pernilongo comum é preto e rajado, com listras brancas no tronco. O objetivo foi conscientizar vereadores, assessores parlamentares e servidores sobre a importância do combate à dengue.
Em outubro, os servidores da Comissão Especial de Proteção da Atividade Funcional (Copraf), da Divisão de Saúde Ocupacional e da Diretoria de Segurança da Câmara de Curitiba passaram por um treinamento sobre o Plano de Atendimento a Emergência (PAE) da instituição. Realizada nos dias 11 e 18, a capacitação teve como finalidade orientar e esclarecer os novos membros da Brigada de Incêndio sobre a rotina de emergência dentro da CMC e atualizar os servidores sobre alterações feitas no PAE, documento lançado em 2023.
O treinamento foi conduzido pelas servidoras Liege da Fonseca, da DSO, e Tayssa Maria Bocalon Pavei, presidente da Copraf. No mês anterior, em setembro, a Câmara de Curitiba também já havia desenvolvido uma campanha interna para reforçar quais são suas rotas de fuga em situações que colocam em risco a integridade das pessoas, do patrimônio público e do meio ambiente. As rotas de fuga são mapas com a indicação do caminho que deverá ser seguido pelos ocupantes dos prédios em caso de emergência, e fazem parte, como anexo, do PAE.
Auxílio ao RS e futebol solidário: destaques das ações sociais da Câmara
Em maio de 2024, a Câmara de Curitiba aderiu à campanha de arrecadação de mantimentos em apoio à população do Rio Grande do Sul (RS), em virtude da inundação que afetou diversas cidades do estado. A ação foi lançada pela Prefeitura em parceria com o Governo do Paraná, e contou com a atuação da Defesa Civil do Estado para o transporte das doações. Com dois pontos de coleta, nas entradas dos anexos 1 e 2, a CMC recebeu doações de alimentos, água, produtos de limpeza e de higiene pessoal, além de roupas e outros itens que foram sendo solicitados pelo estado.
A Procuradoria da Mulher (ProMulher) reforçou o apoio à população gaúcha, com a arrecadação de doações voltadas aos abrigos exclusivos para mulheres e seus filhos, desabrigados em razão da tragédia. Os itens solicitados incluíam roupas íntimas e absorventes, além de itens para bebês, como fraldas, mamadeiras e lenços umedecidos, e para crianças de até 12 anos de idade. A iniciativa foi realizada em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (ALRS).
Outra ação promovida pela Câmara de Curitiba foi o tradicional futebol solidário de final de ano. A 3ª edição do “Jogar e Fazer o Bem” foi realizada no dia 15 de dezembro, no estádio Ligga Arena. O evento foi organizado pela Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (ASCMC), em parceria com a Fundação do Athletico Paranaense (Funcap), e reuniu vereadores e servidores da Câmara de Curitiba, além de convidados do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Associação dos Servidores Públicos do Paraná, entre outras instituições.
Jogadores e público fizeram a doação de brinquedos no dia do evento. Além disso, parte da taxa de inscrição teve destinação social. Além de brinquedos e bolas, a iniciativa permitiu a doação de kits de pintura e de material escolar a projetos voltados a crianças em situação de vulnerabilidade social.
A ASCMC também deu sequência, em 2024, à campanha Tampinha Paraná. Houve a entrega, no dia 8 de março, de mais de 100 quilos de material reciclável ao Asilo São Vicente de Paulo. A ação social, que foi lançada em junho de 2023, foi abraçada pela Câmara, em parceria com o Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep). As tampas de garrafas pet e de diversos outros produtos são revertidas em fraldas e materiais de higiene para os idosos assistidos pela instituição.
Em apoio à campanha, 16 alunos, de 5 e 6 anos, da Educação Infantil do Centro Educacional Kids entregaram suas doações de tampinhas, durante a sessão plenária da Câmara de Curitiba, no dia 23 de outubro. O material arrecadado é comercializado com empresas especializadas em reciclagem e se transformam em fraldas geriátricas, produtos de limpeza, itens de higiene pessoal ou alimentos. A Câmara de Curitiba possui dois pontos de coleta, nas entradas dos Anexos 1 e 2. As doações podem ser depositadas não só pelos servidores, vereadores e funcionários terceirizados da Casa, mas também pela população em geral.
Entre outras ações, a Associação dos Servidores da CMC também realizou a tradicional confraternização de fim de ano da Câmara de Curitiba, após a sessão plenária do dia 18 de dezembro, a última reunião ordinária de 2024. O evento reuniu vereadores, servidores, terceirizados e estagiários para um almoço na Associação Cultural e Beneficente Nipo-brasileira de Curitiba (Nikkei Curitiba).
Conheça o Legislativo e grupo de estudos sobre as leis
Em 16 de outubro, a Câmara de Curitiba deu início ao programa Conheça o Legislativo, com o objetivo de aproximar os servidores da atividade parlamentar. A 1ª edição do projeto contou com a participação de 23 servidores de diferentes setores da Casa, que acompanharam as sessões plenárias de quarta-feira, dia em que é realizada a Tribuna Livre, espaço de diálogo entre a CMC e a população. A atividade foi organizada pela Diretoria de Gestão de Recursos Humanos (DGRH), em parceria com a Comissão Superior de Recursos Humanos (CSRH) e o Departamento de Processo Legislativo (Deprole).
Sob a coordenação da Escola do Legislativo e da Projuris, teve início, no dia 9 de agosto, as atividades do grupo de pesquisa criado para estudar a qualidade das leis. A equipe é composta por 13 servidores lotados em diferentes áreas da instituição. A seleção para participar do projeto foi aberta a efetivos, comissionados e vereadores. Ao final de um ano, o grupo apresentará uma cartilha sobre a produção legislativa.
O encontro de chefes de gabinete, com o objetivo de aprimorar o diálogo entre representantes dos mandatos e a gestão da Câmara de Curitiba, foi outra ação organizada pela DGRH, logo no início de 2024. Os estagiários da Casa também participaram de ações de integração durante o ano passado, com palestras da Escola do Legislativo e do Setor de Recursos Humanos. O ano terminou com a aplicação do Jogo da Eleição, ferramenta de educação política criada pelo Instituto Mais Cidadania, no dia 12 de dezembro.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato.
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba