Saúde detalha ações em audiência pública

por Assessoria Comunicação publicado 02/12/2011 17h50, última modificação 13/08/2021 08h06
A secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas, na qualidade de gestora do Sistema Único de Saúde (SUS), apresenta em audiência pública na Câmara de Curitiba, na próxima quarta-feira (7), o relatório detalhado sobre o montante e a fonte de recursos aplicados na área durante o terceiro trimestre de 2011. Entre destaques de ações premiadas, junto às atividades desenvolvidas pela pasta, os vereadores tomarão conhecimento sobre o trabalho realizado com moradores de rua.
A premiação Consultório de Rua foi recebida pela secretaria em julho deste ano, na 27ª edição do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O evento reuniu mais de quatro mil participantes, entre gestores, profissionais, técnicos, usuários, educadores e pesquisadores da área de saúde de todo o Brasil para debater a "Saúde no Centro da Agenda de Desenvolvimento do Brasil e a Ampliação e Qualificação do Acesso do Cidadão ao SUS". O programa premiado leva orientação e assistência aos moradores de rua, durante atendimentos noturnos em praças da capital.
Outro destaque está no trânsito. Uma das questões mais polêmicas do cotidiano curitibano, mereceu ação educativa durante a Semana Nacional do Trânsito. Cerca de 35 idosos voluntários fizeram o trabalho de divulgação. Eliane Chomatas descreverá também investimentos feitos na instituição do programa Saúde do Homem. Desde agosto deste ano, a pasta tem atividades direcionadas à prevenção da saúde masculina.
A equipe técnica que acompanhará Eliane Chomatas vai abordar auditorias concluídas ou iniciadas no período, bem como sobre a oferta e produção de serviços na rede assistencial própria, contratada ou conveniada, referente ao terceiro trimestre. Atualmente, a rede própria municipal é composta por 136 equipamentos de saúde, sendo, destes, 50 unidades básicas, 55 unidades básicas com estratégia do saúde da família, quatro unidades de saúde complexas, sete especializadas, dez centros de atendimento psicossocial (Caps), oito centros municipais de urgências médicas, o hospital geral e maternidade (Centro Médico Comunitário Bairro Novo) e o Laboratório de Análises Clínicas.