Saúde ambiental, um dos temas de relatório

por Assessoria Comunicação publicado 06/12/2006 19h45, última modificação 14/06/2021 11h10
O relatório das atividades da saúde municipal foi apresentado nesta terça-feira (05), na Câmara de Curitiba, por Edimara Seegmüller e sua equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde. O período apresentado compreende os meses de abril a setembro deste ano.
Ambiente
Na saúde ambiental, foram realizadas quase nove mil inspeções em serviços de interesse à saúde e expedidas três mil licenças sanitárias. Os ramos mais denunciados foram hiper e supermercados, com 49%, seguidos dos restaurantes. Já a situação ambiental mais denunciada foi quanto à criação de animais, 47%. Foram solicitados mais de dez mil serviços no controle de animais, 500 apreensões e seis mil remoções de animais doentes ou mortos. A Prefeitura de Curitiba só realiza a eutanásia em casos de animais agonizantes.
Dengue
Neste período, foram pesquisados 300 mil imóveis em busca de focos positivos do mosquito da dengue, sendo encontrados 16 focos e sete casos de doenças vindos de fora. Foram analisadas cerca de 1300 amostras de água para consumo humano, em diversos fatores.
Vacinação
A cobertura vacinal em Curitiba está melhor do que a média nacional. Em todas as categorias, antipólio, tetravalente, BCG, hepatite B e tríplice viral, a média está acima de 93%.
Atendimentos
Através do programa Saúde da Família, foram atendidas mais de um milhão de pessoas. “É como se toda a população de Curitiba mais a metade tivessem passado pelos serviços em um ano”, explicou a superintendente. Na produção ambulatorial, foram realizadas mais de 1,5 milhão de consultas médicas, 200 mil consultas de enfermagem e quase quatro milhões de processos de enfermagem. Já pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o número de atendimentos ultrapassa os dez milhões. Foram agendados mais de 238 mil exames especializados e 424 mil consultas.
A produção hospitalar passa de R$ 1 mil em média por paciente, sendo que cerca de 60% são atendimentos feitos aos curitibanos e o restante utilizado entre a região metropolitana, outros municípios e até mesmo outros Estados.
Odontologia
A produção odontológica ultrapassa os 1,7 milhões de atendimentos, assim como os exames laboratoriais. Em breve, Curitiba irá ganhar dois centros de especialidades no setor.
Emergências
A Central de Atendimento ao Usuário recebeu sete mil solicitações de serviços, sugestões, elogios e outros e mais de três mil reclamações. Já as emergências, atendidas pelo Samu e Siate, somaram mais de 50 mil consultas via telefone, 30 mil com ambulâncias e mais de cinco mil atendimentos com presença de médico.
Ampliações
Muitas Unidades de Saúde 24h estão sendo ampliadas, reformadas e construídas. Edimara Seegmüller comentou que algumas serão transformadas em hospitais de baixa complexidade, com 12 leitos de internamento, chamados Centro Municipal de Urgências Médicas. “Em janeiro, entregaremos os equipamentos, fazendo também a contratação e capacitação de pessoal. No máximo no mês de março estará tudo pronto”, disse a assessora de saúde.
Elogios
Os vereadores Paulo Frote (PSDB), Rui Hara (PSDB), Nely Almeida (PSDB), Roseli Isidoro (PT), Tico Kuzma (PPS) e pastor Valdemir (PL) elogiaram as ações da Saúde. O vereador André Passos (PT) comentou sobre uma possível discussão com o Ministério da Saúde para parceria entre o governo federal e municipal na área.
Para o líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha (PSDB), “a Saúde é uma área de ponta, com trabalho magnífico e de competência, sendo referência nacional. As emendas coletivas apresentadas são uma grande oportunidade para diversos hospitais e espaços de saúde em Curitiba”, finalizou o líder.