Saúde acata avaliação psicológica de motoristas
A Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte aprovou, na manhã desta quarta-feira (13), o trâmite do projeto de lei, de autoria do vereador Dirceu Moreira (PSL), que obriga a realização de testes psicológicos semestrais para motoristas e cobradores de ônibus do transporte coletivo (005.00198.2013).
O projeto recebeu parecer positivo do relator Chicarelli (PSDC) e agora a proposta segue para a Comissão de Serviço Público. “Consideramos de suma importância esta prevenção por meio de exames psicológicos, fato que as empresas deixaram de realizar por entender que os custos financeiros eram maiores que os benefícios à saúde dos trabalhadores”, disse.
O projeto foi criado, de acordo com a sua justificaiva, depois de um acidente ocorrido na Praça Tiradentes no dia 10 de junho de 2012. “O problema ocorreu logo após o ônibus deixar a estação-tubo na praça. O motorista perdeu o controle do ônibus devido a um mal súbito”. O autor da proposição destaca que “além do trânsito caótico e da pressão feita pelas empresas para o cumprimento de horário, o perfil comportamental do motorista agrava ainda mais a situação”. Segundo Moreira, a maioria evita buscar auxílio médico quando se depara com alguma dificuldade de saúde.
Utilidade Pública
Seis projetos que declaram instituições da sociedade civil de utilidade pública foram avaliados pelos integrantes da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte. Todos receberam pareceres positivos de seus respectivos relatores e, na sequência, seguem para publicação.
As instituições contempladas foram as seguintes: Associação Esportiva Operário Ferroviário Cajuru (014.00001.2015), com iniciativa do vereador Serginho do Posto (PSDB) e parecer de Paulo Rink (PPS); Associação Civil Gerar – Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional (014.00002.2015), de autoria de Cristiano Santos (PV) e parecer de Valdemir Soares (PRB); Grupo de Capoeira Nação (014.00003.2015), de autoria de Beto Moraes (PSDB) e parecer de Mestre Pop (PSC); Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná (014.00005.2015), com iniciativa de Tico Kuzma (PROS) e parecer de Paulo Rink; Grupo Escoteiro Pindorama (014.00008.2015), de autoria de Tico Kuzma e parecer de Mestre Pop; e Cáritas Brasileira - Regional Paraná (014.00026.2014), de iniciativa da vereadora Professora Josete (PT) e parecer de Chicarelli.
A Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte tem a presidência da vereadora Noemia Rocha e é integrada pelos vereadores Chicarelli, Mestre Pop, Paulo Rink e Valdemir Soares.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba