Santa Cândida pode ter mais uma Academia ao Ar Livre

por Assessoria Comunicação publicado 15/02/2013 09h05, última modificação 10/09/2021 11h38

Parte de um programa de saúde preventivo promovido pela prefeitura de Curitiba, nas nove regionais administrativas, as Academias ao Ar Livre visam a melhoraria da condição física, qualidade de vida e saúde da população, em especial, a parcela da Terceira Idade. Acima de 100 instaladas e perto de completar 150 unidades em toda a cidade, mais uma foi solicitada na Câmara Municipal pelo quarto-secretário da Casa, Jairo Marcelino (PSD).

O parlamentar indicou que um ponto estrutural da Estrada das Olarias, no bairro de Santa Cândida, seja equipado com o mobiliário público. “A região ainda não foi contemplada com esta importante melhoria pública e que atenderia o desejo dos moradores que buscam a prática de exercícios físicos como forma de aumentar sua expectativa de vida”, exemplifica o vereador.

Os equipamentos das Academias ao Ar Livre já fazem parte do paisagismo urbano de Curitiba, com plena aceitação por integrantes da Terceira Idade, tanto quanto por jovens. Os equipamentos que não têm peso proporcionam a utilização do esforço do usuário para exercícios de musculação e alongamento, criando resistência e gerando benefício personalizado, independente de idade, peso e sexo. São indicados para maiores de 12 anos e principalmente para pessoas da Terceira Idade, que perdem naturalmente um pouco da força muscular com o passar dos anos.

Travessia
Para o outro extremo da cidade, no bairro Santa Quitéria, o vereador está solicitando a colocação de uma travessia elevada na rua João de Alencar Guimarães, trecho entre as ruas Fábio de Souza e Dom Orione, onde se concentra grande parte do fluxo de veículos da via.

Corredor de ligação entre o centro da cidade e bairros da região a rua João de Alencar Guimarães é uma das mais extensas e movimentadas de Curitiba, com o trânsito diário de linhas de ônibus na disputa por um espaço, em que os pedestres muitas vezes são preteridos em seu direito de passagem. Jairo Marcelino pede a atenção da administração para que o trecho mencionado seja equipado com a travessia elevada o mais breve possível, “oferecendo a segurança necessária aos transeuntes”.