Sancionada lei que proíbe animais em circo

por Assessoria Comunicação publicado 05/11/2007 19h15, última modificação 18/06/2021 07h32
O prefeito Beto Richa sancionou, na manhã desta segunda-feira (5), a lei que proíbe a manutenção, uso e apresentação de animais em circos ou espetáculos semelhantes no município de Curitiba. A informação foi dada pelo vereador Angelo Batista (PP), na tribuna da Câmara de Curitiba. O parlamentar, que falou em nome do autor do projeto de lei, vereador Jair Cézar (PSDB), lembrou que há tempos o Legislativo vinha mantendo contatos com órgãos de proteção aos animais em busca de soluções para o problema. Para o vereador, a proibição não prejudicará em nada “a arte circense, que passará a ser, além de cultural e educativa, correta", opinou.
“Outras 50 cidades brasileiras já proíbem a participação de animais neste tipo de atração", destacou o vereador, lembrando que o descumprimento da lei acarretará ao infrator cancelamento da licença de funcionamento, se houver, e imediata interdição do local onde se realizam os espetáculos, além de multa de R$ 3 mil reais.
Acompanharam a sanção o vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci; os secretários municipais de Governo, Rui Hara, e do Meio Ambiente, José Antônio Andreguetto; o responsável pelo Departamento de Zoológicos de Curitiba, Marcos Traad, o deputado federal Affonso Camargo e os vereadores Angelo Batista, Custódio da Silva (PR), Aladim Luciano (PV) e Julieta Reis (DEM).