Salientada ampliação de escolas profissionalizantes

por Assessoria Comunicação publicado 10/06/2008 17h40, última modificação 21/06/2021 10h59
O cumprimento da meta do governo federal de ampliar o número de escolas técnicas profissionalizantes no Paraná e em Curitiba foi aplaudido pelo vereador Custódio da Silva (PR), durante a plenária da Câmara Municipal desta segunda-feira (9).
O ex-metalúrgico, “com mais de 28 anos de carteira assinada”, como gosta de frisar,  enalteceu a expansão, considerando  que “sempre defendeu projetos de qualificação de mão-de-obra.”  O vereador mencionou discurso do ministro de Educação, Fernando Haddad, que definiu as metas educacionais na área da tecnologia, com investimentos acima de R$ 1 bilhão.
“Converso com empresários  da região e ouço as dificuldades que eles encontram para preenchimento de vagas específicas da área, por falta de qualificação. Por outro lado, são muitos os desempregados que sonham proporcionar qualidade de vida e dignidade para suas famílias e não conseguem, também por falta de qualificação”, analisou o parlamentar.
O despertar para esta necessidade de capacitação profissional  é, segundo Custódio, “uma visão humana, social e empresarial, da qual também compartilha a administração municipal de Beto Richa.”  Na Cidade Industrial, onde o vereador tem seu reduto eleitoral, afirmou que o prefeito garantiu  parcerias para viabilizar o ensino profissionalizante.
O líder de oposição no Legislativo municipal, Pedro Paulo, ratificou as informações de Custódio, lembrando  que a admissão de escolas técnicas profissionalizantes é “especialmente necessária em cidades do interior, onde o acesso aos interessados é mais precário.”
Outro trabalhista, vereador Manassés Oliveira (PRTB), que esteve à frente da Secretaria Municipal do Emprego e Trabalho, descreveu os investimentos feitos para os trabalhadores na área de asseio e conservação.
A vereadora Nely Almeida (PSDB) considerou que a demanda pelas escolas é muito maior do que as metas preconizadas. Em  sua visão, “são mais de 10 milhões de trabalhadores necessitados de capacitação.”
O Paraná tem apenas seis escolas  técnicas. Em Curitiba, o antigo CEFET, atual Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é centro de referência nacional.