Salamuni representa Curitiba em prêmio de inovação

por Assessoria Comunicação publicado 18/06/2014 10h55, última modificação 24/09/2021 09h03

A cidade de Curitiba recebeu, na terça-feira (17), o prêmio Hermès de lInnovation 2014, concedido pelo Instituto Europeu de Estratégias Criativas e de Inovação e pelo Clube de Paris de Diretores de Inovação a empresas, organizações e cidades que desenvolvem produtos e serviços que contribuem para o desenvolvimento da sociedade.

O prêmio foi recebido pelo vereador Paulo Salamuni (PV), presidente da Câmara Municipal, que representou oficialmente o prefeito Gustavo Fruet no evento, e pela presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Gina Paladino, que nesta quarta será uma das palestrantes no painel “Vida na Cidade”, ao lado de Nicolas Conso, chefe de serviço de inovação do Secretariado Geral da Ação Pública da França e de Stéphane Vincent, diretora de desenvolvimento durável da Bouygues Construção Responsável.

“É motivo de orgulho receber o Prêmio Hermés de um instituto reconhecido mundialmente pelo conjunto de todas as inovações que estão sendo implantadas na cidade de Curitiba”, declarou Salamuni durante o ato de entrega da premiação. A cidade venceu na categoria “Qualidade de Vida das Cidades”, que avalia quatro critérios: condição humana, relações humanas, futuro das cidades e desenvolvimento humano sustentável. Desde a criação desta modalidade, em 2009, somente cidades europeias foram premiadas: Viena (Áustria), Copenhague (Noruega), Barcelona (Espanha) e Helsinque (Finlândia).

“Curitiba é um símbolo de cidade moderna e inovadora e atualmente pertence a uma rede de 12 cidades mais criativas em todo o mundo”, disse Marc Giget, presidente do instituto, ao entregar a homenagem. “Consideramos que um dos fatores determinantes da inovação é a diversidade. E em matéria de diversidade, Curitiba é um exemplo, uma vez que a cidade abriga pessoas de todas as origens. Além disso, a cidade tem uma boa gestão. Houve um bom período, há 20 anos, quando todo mundo a conhecia, depois uma pequena pausa e ela retomou esse caminho”, afirmou Giget.

O instituto atua como articulador de ideias, centro de pesquisa, de reflexão e de suporte metodológico às estratégias de inovação e renovação na Europa e no mundo. “A repercussão do Prêmio Hermés nos segmentos empresariais e de inovação certamente contribuirá para divulgar ainda mais o nome de Curitiba, tornando-a mais atrativa aos investidores, turistas e pessoas talentosas de todo o mundo”, avalia Gina Paladino. A entrega do prêmio faz parte da programação do 7° Encontro Nacional dos Diretores da Inovação e é realizada na França, em Paris.

Presidência interina
Até quinta-feira desta semana (19), o 1° vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Tito Zeglin (PDT), ocupa interinamente a direção do Legislativo de Curitiba. A viagem do vereador Paulo Salamuni não acarretou despesa financeira para a Câmara de Curitiba, como pode ser conferido no requerimento 041.00010.2014, em que ele comunica sua ausência do país de 15 a 19 de junho.