Salamuni participa de sessão no Legislativo de SP
Sessão solene realizada na Assembléia Legislativa de São Paulo, esta semana, em comemoração aos 80 anos da União dos Escoteiros do Brasil, foi destacada, na Câmara de Curitiba, pelo vereador Paulo Salamuni (PMDB), presidente da entidade. O evento aconteceu no plenário Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira do Palácio 9 de Julho e foi presidido pelo deputado Sidney Beraldo, presidente daquele Legislativo.
Durante a solenidade, segundo Salamuni, foram entregues prêmios de reconhecimento aos voluntários da causa. Entre as homenagens destacam-se a Medalha Velho Lobo, para aqueles que contribuem com o escotismo há mais 50 anos; a Medalha de Bons Serviços, Grau Ouro, e a Medalha Tiradentes, entregue aos grupos escoteiros com mais de 50 anos de atividades.
Também foram reconhecidos pelo trabalho no Estado junto aos escoteiros a Polícia Militar de São Paulo, a Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, e o presidente da Assembléia Legislativa, por acolher o movimento para esta homenagem.
O vereador salientou, na tribuna, que o Movimento Escoteiro é movido pelo comprometimento e ideal de trabalho voluntário de milhares de adultos que dedicam parte de seu tempo para a formação educacional de crianças e jovens.
Prêmio Mário Covas Júnior
Também em São Paulo, Paulo Salamuni prestigiou a sessão solene da entrega do Prêmio Troféu Escotista Mário Covas Júnior de Ação Voluntária, na Câmara de Vereadores daquela capital.
A proposta, de autoria do vereador Gilson Barreto (PSDB-SP), fez parte das comemorações pelo Dia do Escoteiro, comemorado em 23 de abril.
Em 1995, o então governador de São Paulo, Mário Covas, reconheceu o Movimento Escoteiro como de suma importância para o desenvolvimento não formal de jovens e tornou-se o presidente de honra daquela Região Escoteira. Na ocasião, mais de 4 mil escoteiros testemunharam quando o governador Covas selou seu compromisso com o Movimento, prestando sua promessa escoteira.
O vereador Gilson Barreto, um dos fundadores do PSDB em São Paulo, é também integrante do Movimento, participando do Grupo Escoteiro Cruzeiro do Sul e da Comissão Municipal do Movimento Escoteiro Bandeirante. Várias empresas paulistas receberam o prêmio. Salamuni foi homenageado em 2003.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba