Salamuni manifesta apoio a políticas étnico-raciais

por Assessoria Comunicação publicado 14/10/2013 19h10, última modificação 20/09/2021 10h39

O presidente da Câmara de Curitiba, Paulo Salamuni (PV) recebeu, nesta segunda-feira (14), o presidente do Conselho Municipal de Política Étnico Racial (Comper), Saul Dorval da Silva e uma comitiva para falar sobre políticas públicas em favor das raças. Foram tratados diversos assuntos, entre eles o feriado da Consciência Negra, dia 20 de novembro.  

“Faremos uma coletiva de imprensa, na próxima quarta-feira (16), no Sindicato dos Jornalistas, para falar sobre o feriado. Não foi concedida a inconstitucionalidade da lei, solicitada pela Associação Comercial, junto ao Tribunal de Justiça”, enfatizou Dorval da Silva. “Para a Câmara, a data será feriado e o comércio terá que fechar”, afirmou Salamuni, que promulgou a lei no início deste ano.

Dorval da Silva pediu a Salamuni um espaço durante o horário de sessão plenária para fazer uma prestação de contas do trabalho do Comper. Também foi solicitado apoio para a criação, por parte do Executivo, da Secretaria Municipal de Igualdade Racial. “Solicitamos uma audiência com o prefeito, com o apoio de Salamuni, para vermos se há disposição de criar esta secretaria, que não será voltada só para negros, mas árabes,judeus, indígenas, ciganos e outras etnias”,ressaltou.  

Também estiveram presentes na reunião Adebayo Majaro, vice-presidente do Comper; Funtile Chemin, do Fórum Cultural Afro Globo; Pedro Paulo da Silva, da Força Sindical e Mario de Andrade, da União dos Negros pela Igualdade (Unegro).