Salamuni destaca Escola do Legislativo em reunião de servidores
Na manhã desta quinta-feira (21), funcionários da Câmara Municipal de Curitiba se reuniram no plenário da Casa com o objetivo de debater temas pertinentes às condições profissionais e aos planos de carreira. O presidente da Câmara, Paulo Salamuni (PV), compareceu ao encontro e fez uso da palavra para externar seu apoio a todas às demandas que estiverem sob o amparo da legalidade.
“Ingressei no serviço público por meio de concurso para exercer a função de procurador do município de Curitiba. Muitos membros da minha família também optaram por ocupar cargos públicos por meio de concurso. Há que se entender que num órgão como a Câmara Municipal os funcionários efetivos cumprem a função de sustentar o funcionamento do Poder Legislativo. Os funcionários comissionados, por sua vez, são responsáveis pela dinâmica político-ideológica, isto é, são atividades diferentes e igualmente relevantes”, disse Salamuni.
O presidente da Câmara destacou a criação da Escola Legislativa, uma entidade que fortaleceria a representatividade dos servidores junto à administração da Casa. “Trata-se de uma iniciativa que resulta diretamente da vontade de se implantar uma nova mentalidade no legislativo municipal. A luta do funcionalismo por um ambiente profissional saudável e pela garantia de direitos é uma condição imprescindível para o desenvolvimento de um trabalho positivo em prol do interesse público”, salientou o vereador.
Em seguida, Everton Beckert, funcionário da Câmara e representante da Associação Brasileira de Servidores de Câmaras Municipais do Paraná (Abrascam), trouxe informações quanto às questões que exigem a atenção dos funcionários do Legislativo. Ele relatou que recentemente visitou câmaras em Joinville e Brasília e ficou “espantado com a eficiência destas entidades públicas, com a relação de respeito e carinho que os servidores mantém com a sua própria atividade”.
Everton disse ter absoluta certeza de que a Câmara Municipal pode alcançar esse grau de excelência, “até para resgatar a autoestima do funcionalismo que ficou abalada em virtude dos episódios que foram denunciados pela mídia desde 2011”. O advogado Ricardo Weber (representante legal dos servidores ligados à Associação de Servidores da Câmara de Curitiba - ASCMC) fez uso da palavra para esclarecer que o desconto relativo ao ICS nos salários foi julgado improcedente em caráter liminar, mas verificou-se que o desconto continua sendo feito nos salários, conforme pode ser comprovado nos últimos contra-cheques. “Acreditamos que a partir deste mês, o desconto será interrompido, pois, caso contrário, estaremos diante do descumprimento de uma ordem judicial”, disse Weber.
O senhor Eliel Rosa teceu comentários sobre relações humanas no ambiente de trabalho e propôs dinâmicas de grupo junto ao público presente A reunião contou com as presenças de Magali Antunes, presidente do Sindicato de Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (SindiCMC) e Consuelo Cardoso, presidente da ASCMC e Ubiratan da Silva.
A servidora Adriana Mion propôs aos funcionários que tenham propensões artísticas que estabeleçam contato com ela, para que seja organizado um coral e outras atividades no âmbito da Câmara de Curitiba. Adriana chama a iniciativa de Motiva Art e ontem recebeu o apoio da ASCMC. “Uma das ideias é a realização de um auto de natal e, para tanto, existe a intenção de se criar um coral, portanto, aqueles que tiverem essa disposição artística serão bem vindos”, disse Adriana. O vereador Tiago Gevert (PSC) acompanhou a reunião.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba