Salamuni assina sua filiação ao PV
O vereador Paulo Salamuni assinou nesta segunda-feira (27), na Câmara Municipal, sua ficha de filiação ao Partido Verde (PV), em solenidade na qual diversas lideranças políticas estava presentes, como o presidente nacional da agremiação, José Luiz Pena; o presidente estadual, Mello Viana; o prefeito Beto Richa (PSDB), o vereador Aladim Luciano, líder do PV na Casa, e , representando o governo do Estado, o diretor do Detran-PR, Marcelo Almeida, além de outros vereadores da Casa.
Após apresentação de um vídeo com entrevistas e dados históricos relativos à vida do pai de Salamuni, o geólogo Riad Salamuni, primeiro reitor eleito da Universidade Federal do Paraná, Mello Viana afirmou, em seu pronunciamento, que há 16 anos já convidava Salamuni para ingressar no PV. "Eu falava para Salamuni deixar de ser um nanico num (partido) gigante e vir a ser um gigante num partido nanico", contou Viana, ressaltando, porém, que o PV já não é mais um partido nanico.
No mesmo sentido, José Luiz Pena destacou que Salamuni entra no partido num momento em que a sociedade compreende melhor as propostas do PV. Falou dos preconceitos que os verdes sofreram ao longo do sua caminhada política e disse que toda a militância comemora a entrada do vereador no partido.
O prefeito Beto Richa falou da amizade que tem com Salamuni, lembrando que já foram colegas de partido, na juventude. Também confessou ter "uma ponta de inveja" dos verdes, pois já havia convidado Paulo Salamuni para entrar em seu atual partido. "Admiro Salamuni pela defesa dos valores morais, éticos e cristãos", enfatizou o prefeito.
O vereador admitiu estar emocionado pela presença de tantos membros de sua família e de sua "família política" na solenidade. Agradeceu o apoio dos novos correligionários e dos companheiros do seu antigo partido, o PMDB, que entenderam seu posicionamento. Destacou que está em sintonia com as causas do Partido Verde, dentre as quais enumerou a ecologia, a cidadania, a democracia, o internacionalismo, o pacifismo, a liberdade e a justiça social. "Como escoteiro há mais de 30 anos e vereador pelo quinto mandato, deixo um partido no poder (no governo estadual) para ingressar em outro que vai de acordo com meus sonhos e ideais, para construir uma sociedade mais justa e solidária", finalizou Salamuni.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba