Sai o fumódromo, chega a solidariedade
Na Câmara Municipal de Curitiba, a lei municipal antifumo e o espírito natalino andam de mãos dadas. Instalado no local do antigo fumódromo, o "Pinheiro da Solidariedade", como está sendo chamado, reúne 70 cartas manuscritas de crianças com até 10 anos de idade, filhas de pessoas que trabalham na reciclagem de lixo. A iniciativa, "uma forma de substituir o que era um mal à saúde, o cigarro, pelo bem de outras pessoas", partiu de servidores, com o apoio do presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB); Tico Kuzma (PSB), autor da lei, e demais vereadores.
O Pinheiro da Solidariedade marca a adesão da Câmara ao projeto Papai Noel dos Correios, estendendo aos parlamentares, funcionários e visitantes da Casa a oportunidade de adotar uma das muitas cartas endereçadas ao Papai Noel que a empresa pública recebe nessa época do ano. Em 2008, um milhão de correspondências foram selecionadas pela empresa, por atenderem a critérios socioeconômicos, tendo 464 mil sido adotadas em todo o Brasil.
Além de reforçar a campanha pela adesão à lei antifumo, dando um novo uso ao antigo fumódromo, a iniciativa promove o voluntariado e a solidariedade. Quem quiser adotar o pedido de presente de uma das 70 crianças tem até o final desta semana para fazê-lo. Após a data, os papais noéis dos Correios farão a entrega.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba