Sabino Picolo assume a prefeitura na sexta-feira

por Assessoria Comunicação publicado 25/01/2012 18h25, última modificação 13/08/2021 09h45
O presidente em exercício da Câmara de Curitiba, vereador Sabino Picolo (DEM), assinou o termo de compromisso e posse perante a Mesa Executiva da Casa, na tarde desta quarta-feira (25), tornando-se apto a assumir a prefeitura da capital. A solenidade de transmissão do cargo pelo prefeito Luciano Ducci será na sexta-feira (27), às 10h, no Salão Brasil, na sede do Executivo. O parlamentar responderá interinamente pela gestão da cidade até o dia 5 de fevereiro, período em que Ducci estará em Paris (França) e Genebra (Suíça), para proferir palestras a convite do Ministério das Relações Exteriores e da Ecologia da França e do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS. O primeiro vice-presidente em exercício, Tico Kuzma (PSB), comandará o Legislativo.
Sabino Picolo está no quarto mandato. Em novembro de 2011, assumiu a administração da Câmara Municipal em substituição ao vereador João Cláudio Derosso (PSDB), que pediu licença. No ato de tornar-se apto a exercer o cargo de prefeito, agradeceu “o apoio e respeito de todos”. De acordo com ele, “oportunidades como essa só se tornam possíveis graças ao trabalho de todos servidores e outros vereadores”. Agradeceu, ainda, ao presidente licenciado João Cláudio Derosso, aos membros da Comissão Executiva, que permitiram a sua condição de “assumir a gestão da cidade, cujo compromisso maior é com o povo”, e ao primeiro vice-presidente em exercício, Tico Kuzma, que fica em seu lugar.
Além do primeiro-secretário Celso Torquato (PSDB), que formalmente o declarou apto, participaram da solenidade os demais secretários, Caíque Ferrante (PRP), Jairo Marcelino (PSD) e Noemia Rocha (PMDB). O corregedor da Câmara, vereador Roberto Hinça (PSD), Jorge Yamawaki (PSDB) e Juliano Borghetti (PP) também estiveram presentes.
Agenda
Picolo afirmou que vai assumir a prefeitura com a disposição de “dar continuidade às ações administrativas e políticas do prefeito Luciano Ducci”, a quem reservou elogios, destacando a sua forma de conduzir o Executivo, “que tem preservado a manutenção das verbas federais para a cidade que será subsede do Mundial de 2014”.