Rua em perigo, funerárias e mais notas de 31 de maio

por Fernanda Foggiato, José Lázaro Jr. e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 31/05/2022 16h45, última modificação 31/05/2022 17h01
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.
Rua em perigo, funerárias e mais notas de 31 de maio

Notas da sessão plenária do dia 31 de maio de 2022. (Arte: Arquivo/CMC)

Rua em perigo
Há um processo de erosão, na rua Campina da Lagoa, no bairro Alto Boqueirão, que costeia o Ribeirão dos Padilhas, que está pondo em risco a infraestrutura da região. O alerta foi registrado em plenário por Herivelto Oliveira (Cidadania), que disse que “é uma situação grave”. “E com a chuva deve ter piorado”, disse o vereador, avisando que já entrou em contato com o administrador da Regional, Ricardo Dias, para que providências fossem tomadas.

Ação Social
Relatando uma dificuldade vivida pela organização social Unilehu, que teve recursos já captados comprometidos pela falta de um documento que deveria ter sido emitido pela Fundação de Ação Social (FAS), Noemia Rocha (MDB) cobrou mais atenção do Executivo para o órgão. “Eles estão sem pessoal para analisar [as documentações]”, cobrou a parlamentar, queixando-se que quando a FAS era gerida pelas esposas dos ex-prefeitos havia mais recursos à disposição do órgão.

“Foi assassinato”
A morte por asfixia, no dia 25  de maio, de Genivaldo de Jesus Santos, durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi criticada hoje pela vereadora Professora Josete (PT). “Ele foi algemado, com as pernas amarradas, jogado no porta-malas [da viatura] e, para completar, jogaram uma bomba de gás lá dentro. Não foi uma morte casual, foi assassinato”, protestou a parlamentar. “O que mais me causa indignação é ter três, quatro policiais na abordagem e nenhum deles ter um momento de lucidez para evitar que essa tragédia acontecesse”.

Efemérides
O vereador Leonidas Dias (Solidariedade) fez uma curta homenagem ao seu pai, Leonidas Antônio Rodrigues Dias, falecido há três anos, aos 55 anos, “que foi um grande incentivador do esporte e jornalista”. Tico Kuzma (Pros) lembrou que hoje também é o Dia Mundial Sem Tabaco e o Dia da Comissária de Bordo, ao que Amália Tortato (Novo), que já exerceu a profissão, parabenizou as colegas.

Visitas à CMC
Foi registrada a presença em plenário do vereador Rodrigo de Deus (Republicanos), da cidade de Arapongas (PR), que veio visitar seu correligionário Osias Moraes. Alexandre Leprevost (Solidariedade) também marcou, em plenário, a presença de representantes do sindicato dos taxistas da capital.

Votações adiadas I
De autoria do presidente da Casa, Tico Kuzma (Pros), dois projetos de lei que poderiam retornar à pauta tiveram a votação novamente adiada, por mais 25 sessões. Uma dessas iniciativas determina que qualquer peça de divulgação oficial do Município exiba o custo de veiculação (005.00050.2017). 

Votações adiadas II
Kuzma também prorrogou a discussão do projeto de sua autoria que estende a aplicação de multa por publicidade irregular à pessoa responsável por afixar o material, e não somente ao anunciante (005.00060.2018). Os requerimentos para adiar novamente as votações foram avalizados pelo plenário (085.00005.2022 e 085.00006.2022, respectivamente).

Serviço funerário*
Informação
sobre os recursos recolhidos através de outorga das concessionárias do serviço funerário municipal nos anos de 2020, 2021 e 2022 é o tema do pedido do vereador Professor Euler (MDB) à Prefeitura de Curitiba (062.00375.2022).

*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Vanusa Paiva