RPC recebe troféu pelos 50 anos

por Assessoria Comunicação publicado 22/11/2010 18h20, última modificação 01/07/2021 10h32
A Câmara de Curitiba recebeu nesta segunda-feira (22), durante  o horário da sessão plenária, representantes da Rede Paranaense de Comunicação, a RPC. O Legislativo fez a  entrega de um troféu comemorativo aos 50 anos de existência do grupo e também de certificados de reconhecimento público para os profissionais da imprensa escrita, falada e televisionada que fazem parte do “mais antigo conglomerado da informação no Estado”, na  definição do líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB). O vereador e o presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), foram os autores da homenagem, votada e aprovada por unanimidade pelos demais 36 parlamentares.
Na tribuna, Mario Celso destacou que “na sigla da RPC, hoje Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), se lê  história, alma e memória da nossa sociedade como  parte destes 50 anos de  trajetória”. O vice-presidente do grupo, Mariano Lemanski, complementou, a seguir, que “o importante para nós, da RPC, foi poder usar essa linha de  comunicação para contribuir com o desenvolvimento de Curitiba”. Lemanski e Ana Amélia Flizola, também vice-presidente, representaram a diretoria do grupo na homenagem.
Prêmio Esso
A marca da RPC nesta data de aniversário está sendo a mudança da logomarca do grupo, que passa a ser conhecido como GRPcom e  a reportagem Diários Secretos,  que valeu, inclusive, o prêmio Esso de Jornalismo, considerado um dos mais importantes do país. Entretanto, “a colaboração da rede para a construção não só da notícia, mas, principalmente, para a formação da  opinião pública e do desenvolvimento socioeconômico de Curitiba é a sua principal vitrine”,  afirmou o presidente da Casa, quando a decisão de homenagear a RPC foi votada pelo plenário. A RPC, que atualmente possui oito emissoras de TV no Estado, além dos jornais diários Gazeta do Povo, Gazeta de Maringá  e Jornal de Londrina e  mais duas rádios, é filiada às Organizações Globo. Pela Central Globo de TV mereceu uma edição especial do programa Globo Repórter,  retratando desde o início do empreendimento, fundado por Francisco Cunha Pereira e mais tarde integrado por Edmundo Lemanski.
A consolidação  destes veículos de comunicação  “faz a divulgação do  nosso estado e da capital paranaense  com profissionalismo e respeito ao público”, comentou o  prefeito em exercício, Tito Zeglin, que acompanhou o registro no Legislativo. Com ele, esteve o secretário municipal de Comunicação, Marcelo Cattani. O compromisso da rede com princípios éticos de profissionalismo foi destacado por ambos.