Rotary Internacional comemora 100 anos

por Assessoria Comunicação publicado 02/03/2005 16h30, última modificação 19/05/2021 16h37
“A brasilidade tem que alcançar a todos”. A afirmação é do governador do Rotary Club 4730, Emanuel Mascaranha Padilha, ao fazer uso da tribuna, na sessão plenária desta terça-feira (1º), na Câmara de Curitiba, atendendo convite do vereador Tito Zeglin (PDT). Padilha falou sobre as atividades do Rotary Internacional, que nesse ano comemora 100 anos de fundação.
Ao proferir a saudação, o parlamentar comentou a história da entidade fundada em 23 de fevereiro de 1905, em Chicago, quando o advogado Paul Harris reunia-se com três amigos para manter o espírito de amizade e fraternidade. Inicialmente formado por razões de companheirismo, o Rotary Club (assim denominado devido a rotatividade dos encontros, cada vez em um local), passou a aproveitar a habilidade e recursos dos sócios para prestar recursos à comunidade. Desde então, a entidade ganhou força e importância na sociedade internacional. Em 100 anos de história, muitas ações, muitos mutirões foram realizados.
Paraná
A entidade está em nosso Estado há 72 anos, apenas oito depois de chegar ao Brasil. Desde então desenvolve diversas ações envolvendo crianças, jovens, adultos, idosos de diferentes raças, crenças, ideologias políticas que têm como único objetivo realizar trabalhos em prol da sociedade. Atualmente, sua atenção está focada para erradicar a poliomilite no planeta.
Segundo o governador Padilha, o Rotary está festejando o aniversário com compromissos. “O distrito de Paranaguá comemorou 100 casamentos”, o da CIC, em parceria com a Votorantim, Sesc e Senai está desenvolvendo o programa “Construindo e Educando”, onde jovens recebem formação para pedreiros e o de São José dos Pinhais, tem programa especial que faz empréstimo de cadeiras de rodas aos necessitados”, afirmou.
O vereador Paulo Salamuni (PMDB) fez uso da palavra, e lembrou o aniversário dos 47 anos do distrito do Rotary Club do Oeste, do qual o parlamentar faz parte há mais de 19 anos. O governador assistente do Distrito Internacional 4730, Carlos Gilberto Machado, também foi homenageado durante a sessão que contou com a presença de vários integrantes da entidade.