Convite ao Dnit, tarifa zero e mais notas do dia 1º de agosto

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC | Revisão: Ricardo Marques — publicado 01/08/2023 14h40, última modificação 04/08/2023 19h17
Pronunciamentos, requerimentos, registros, visitas à Câmara de Curitiba e outros conteúdos do plenário.
Convite ao Dnit, tarifa zero e mais notas do dia 1º de agosto

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 1º de agosto. (Arte: Arquivo/CMC)

Convite ao Dnit *
Mauro Ignácio (União) retomou o debate sobre a falta de resposta do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) ao convite para dar explicações sobre os conflitos de responsabilidade de obras em áreas de rodovias federais por toda a capital do Paraná. "Hoje eu trago um velho assunto. Faz três meses que estamos aguardando uma resposta do Dnit para que esclareça as necessidades de obras e por que elas não têm sido realizadas”, afirmou. Assinado por 36 vereadores, o requerimento foi aprovado na sessão do dia 2 de maio (saiba mais). Ignácio ainda citou a presença de servidores da Guarda Municipal e o diálogo sobre as propostas dos planos de carreira.

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Tarifa zero*
Herivelto Oliveira (Cidadania) comentou em plenário sobre as visitas técnicas da Comissão Especial do Transporte, no mês de julho, aos municípios de Belo Horizonte (MG) e de Caucaia (CE). O objetivo foi conhecer o sistema de transporte público e a experiência de tais cidades com a implantação da tarifa zero. “Aproveitei o recesso para conhecer duas experiências de transporte no Brasil. Os números que vimos e presenciamos nos mostraram o que essa mudança nas tarifas traz em benefícios à população. A cidade hoje sofre transferência direta de renda”, defendeu. Oliveira afirmou que as visitas técnicas serão detalhadas na próxima reunião do colegiado, nesta sexta-feira (4), às 9h.

Trabalho no recesso I*
Toninho da Farmácia (União) registrou as atividades realizadas no período de recesso do plenário e das comissões, em julho. “O recesso não significa que paramos de trabalhar. Apenas não tivemos sessão nesse período. No entanto estivemos presentes trabalhando junto aos bairros da nossa cidade”, defendeu. O vereador também agradeceu o trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura de Curitiba, secretarias municipais e estaduais. “As solicitações e demandas que levamos à Prefeitura e a todas as secretarias foram solucionadas e encaminhadas. O trabalho vem sendo feito”, celebrou.

Trabalho no recesso II*
“O recesso é da Câmara, mas nós, vereadores, continuamos o trabalho junto às nossas bases e à nossa comunidade”, ressaltou Sidnei Toaldo (Patriota) durante manifestação no pequeno expediente da sessão plenária. Ele elogiou as obras que vêm sendo realizadas em Curitiba, em especial na região de Santa Felicidade. “Obras de drenagem, asfalto, meio fio, fizeram com que a antiga estrada do Passaúna ganhasse vida. Nosso mandato tem sido valorizado e atendido [pela Prefeitura]”, agradeceu.  

Poluição ambiental*
O vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) reclamou da poluição que seria causada por empresa no bairro Fazendinha e cobrou uma fiscalização mais efetiva do problema por parte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). “Moradores da região têm sofrido com poluição sonora e com resíduos tóxicos eliminados pelas chaminés”, relatou. “Temos a falsa impressão de que o desenvolvimento sempre é positivo, mas nem sempre é assim. O desenvolvimento, se não for sustentável, não contribui com o social”, opinou. 

Unidade de Saúde*
Rodrigo Reis (União) ressaltou anúncio feito pela secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella Nadas, após audiência pública do Fala Curitiba, de que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Boa Vista será revitalizada e ampliada. “A UPA Boa Vista atende quase 50% de moradores da região metropolitana. Agradeço o empenho de toda a equipe da Saúde para a melhoria diária na qualidade do atendimento”, finalizou.

Visita do Ceduca*
Foi registrada a presença em plenário, pelo presidente Marcelo Fachinello (Pode), de alunos do Colégio Cristão em Curitiba (Ceduca). A turma foi acompanhada pelas professoras Juliana Costa e Andreia Menezes.

Anexação de documento*
Requerimento de Maria Leticia (PV) anexou manifestação ao projeto, de autoria dela, com a proposta de equiparar a pessoa com doença renal crônica à pessoa com deficiência no acesso às vagas especiais de estacionamento (005.00125.2022). No documento, a vereadora responde a apontamentos da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e defende a legalidade da proposta de lei (045.00098.2023).

Sinalização viária*
Requerimentos do vereador Marcos Vieira (PDT) faz questionamentos à Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito (SMDT) sobre a repintura da sinalização viária que delimita o estacionamento de veículos na rua Agudos do Sul, no bairro Sítio Cercado (062.00577.2023).

Proteção e preservação*
Dois requerimentos do vereador Nori Seto (PP) fazem questionamentos à Prefeitura de Curitiba. O primeiro solicita informações sobre os procedimentos e instrumentos de proteção ao patrimônio cultural do Município (062.00588.2023); enquanto o segundo pede o detalhamento da legislação e os requisitos para definir uma Unidade de Interesse de Preservação (062.00589.2023).

Ligeirão Norte-Sul*
Em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, o vereador Dalton Borba (PDT) pergunta sobre o cronograma atualizado das obras de implementação do Ligeirão Norte-Sul, linha de ônibus que liga o Terminal do Santa Cândida ao Terminal do Pinheirinho (062.00587.2023).

CMEI e Muralha Digital*
Requerimentos do Professor Euler (MDB) pedem informações à Prefeitura de Curitiba sobre a situação de imóvel para a instalação de Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na Regional Bairro Novo (062.00585.2023); o cronograma para a entrega das obras no CMEI Aroeira (062.00584.2023) e da Escola Municipal Duílio Calderari (062.00583.2023), ambas no bairro Boa Vista; e, por fim, a quantidade de câmeras e a responsabilidade pelo Programa Muralha Digital (062.00586.2023).

Estação-tubo*
Pedido de informações de Indiara Barbosa (Novo) pergunta sobre a alteração dos projetos geométricos das estações-tubo, em frente à Igreja do Senhor Bom Jesus do Portão, após as obras de revitalização na avenida República Argentina (062.00580.2023).

Tutores para TEA*
Dois pedidos de informações oficiais de Angelo Vanhoni (PT) são direcionados à Secretaria Municipal da Educação (SME). O primeiro questiona o número de tutores que atuam no auxílio de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Escola Municipal Irmã Dulce (062.00581.2023), e o segundo, a quantidade de profissionais de apoio da rede municipal de ensino (062.00582.2023). Em outras proposições, o vereador pergunta sobre as linhas de ônibus que fazem o percurso Curitiba-Aeroporto e os equipamentos públicos desocupados nas regionais Pinheirinho, Bairro Novo, Fazendinha e CIC (respectivamente, 062.00579.2023 e 062.00578.2023).

Minuto de silêncio*
A pedido dos vereadores Tito Zeglin (PDT) e Bruno Pessuti (Pode), o plenário observou um minuto de silêncio pelo falecimento de Artagão de Mattos Leão, ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR). E a pedido do vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade), foi incluído no minuto de silêncio o nome de Sérgio António Miola.

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Edição: Fernanda Foggiato