Roberto Antônio Carneiro recebe cidadania honorária

por Assessoria Comunicação publicado 28/08/2013 11h05, última modificação 17/09/2021 09h16

Na noite de terça-feira (27), a Câmara Municipal promoveu uma sessão solene com a finalidade de conferir ao médico Roberto Antônio Carneiro o título de Cidadão Honorário de Curitiba. A iniciativa da homenagem partiu do vereador Zé Maria (PPS).
    
Em seu pronunciamento de saudação, Zé Maria elencou vários aspectos da biografia do médico Roberto Antônio Carneiro. “Formado em medicina no ano de 1957, pela Universidade do Brasil, hoje conhecida como Universidade Federal do Rio de Janeiro, o homenageado exerceu diversas atividades naquela cidade, entre elas, as de médico diretor do Instituto dos Bancários, médico componente do Grupo de Estudos para Junção dos Institutos de Previdência, fundador da Clínica Pio XII, onde atuou como reumatologista e fundador do Hospital da Lagoa, na qual desempenhou a chefia do serviço de medicina física e do arquivo médico e científico”, destacou o vereador.
    
Segundo o parlamentar, “faltariam páginas para citar todas as contribuições do doutor Roberto Antônio Carneiro, tanto na seara da pesquisa médica, quanto da prática clínica, mas é justo lembrar que ele também teve destacada atuação em nosso estado. Membro da Associação Médica do Paraná, criador do programa para prevenção de osteoporose para leigos, integrante da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Cadeira 50) e membro do Conselho Científico da Sociedade Paranaense de Reumatologia, além de integrar, desde abril de 2012, a Academia Paranaense de Medicina”. Ainda segundo Zé Maria, “a trajetória do homenageado foi marcada por desafios, conquistas e constantes realizações. Ele uniu talento, criatividade, estudo e respeito à ética, o que lhe  tornou merecedor do título de Cidadão Honorário de Curitiba”.
    
O homenageado agradeceu à Câmara e, em especial, ao vereador Zé Maria pela lembrança de seu nome para o título de Cidadão Honorário de Curitiba. “Entendo que fui incumbido de uma missão que busquei cumprir ao longo destes anos, a saber, o ensino e a prática clínica em torno dos temas pertinentes às doenças osteo-metabólicas, particularmente, a osteoporose, verdadeira epidemia que assola grande parte de nossa população”. Ainda segundo Roberto Antônio Carneiro, “cabe salientar o apoio recebido dos comunicadores Mário Celso Cunha e Ali Chaim, ambos receptivos à ideia de divulgar informações sobre a osteoporose”.
    
Além da vereadora Julieta Reis (DEM), que presidiu a sessão e Zé Maria, proponente da homenagem, também compuseram a mesa Hélio Germiniani, presidente da Academia Paranaense de Medicina; Sérgio Pitaqui, presidente nacional da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores; Wanderley D’Ambrósio, representando o secretário de estado para assunto da Copa 2014, Mário Celso Cunha e o homenageado Roberto Antônio Carneiro.