Rio Bacacheri receberá obras de recuperação
A recuperação do Rio Bacacheri, com a implantação de muro de arrimo em toda a sua extensão é uma das emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias que está sendo comemorada na Câmara Municipal de Curitiba pelo vereador Jairo Marcelino. Sua reivindicação, apresentada em nome de toda a região norte, onde diversos bairros enfrentam um sério problema ambiental, causado pela poluição e desmoronamento, foi acatada.
Além da aprovação da emenda, o vereador conquistou a certeza da realização das obras em curto período, o que satisfaz a população de modo geral. A questão é antiga. São 27 anos de lutas para impedir o acúmulo do esgoto doméstico, desmoronamento das margens ou as ilhas de lixo. Sempre após as chuvas, quando o rio baixa, entre pedras se criam poças de água parada. Esse mau cheiro atrai ratos, baratas, mosquitos e outros insetos indesejáveis, comenta o parlamentar, satisfeito com a próxima solução do problema.
O vereador reivindicou, em nome de moradores, que fizeram abaixo- assinado e exposição de fotos, a retirada de pedras do leito do rio, para dar vazão e não permitir o acúmulo do lixo; construção de paredões próximo ao Parque João Paulo II, para que não aconteçam desmoronamentos, especialmente dentro do conjunto Solar; proibição do tráfego de ônibus e caminhões pesados na rua, para evitar rachaduras nas residências e eliminação total do esgoto lançado no rio. Segundo Jairo Marcelino, o assunto chegou a ser notificado ao Ministério Público, através da Promotoria de Proteção ao Meio Ambiente.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba