Richa abre sessões plenárias na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 16/02/2009 19h10, última modificação 23/06/2021 07h39
O plenário do Palácio Rio Branco ficou repleto de autoridades municipais, na tarde desta segunda-feira (16), durante a primeira plenária da 15a legislatura da Câmara de Curitiba. A sessão ordinária, presidida pelo vereador João Cláudio Derosso (PSDB), teve início às 16h, que, além dos vereadores, contou com o prestigiamento dos secretários municipais, vice-prefeito Luciano Ducci, prefeito Beto Richa e ex-vereadores.
Reconduzido ao cargo de líder do prefeito, o vereador Mario Celso Cunha (PSB) fez a saudação oficial em nome do Legislativo. Destacou a bancada de apoio  com 32 dos 38 vereadores. “Com a grande maioria de parlamentares ao lado do prefeito, poderemos fazer uma bela administração da cidade”. Também informou sobre as atividades, reuniões e visitas já realizadas por Richa, nestes 47 dias do novo mandato. Mario Celso adiantou que em março deverá ser realizada a primeira reunião do metrô e que a Câmara deverá ter grandes debates e novidades sobre a Copa do Mundo, caso Curitiba seja uma das cidades a sediar jogos. Terminou seu discurso ressaltando a credibilidade do prefeito: “84% da população confia em você. O trabalho continua”.
O prefeito Beto Richa garantiu que a relação entre o Executivo e o Legislativo será preservada e aperfeiçoada ao longo do governo. “Diálogo, transparência, ética e austeridade continuam sendo os valores centrais desta administração, na busca dos objetivos estabelecidos em nosso plano de trabalho”. Richa lembrou os investimentos realizados na cidade no primeiro mandato e afirmou que, apesar da crise econômica, Curitiba está preparada para manter o ritmo de crescimento. Sobre o cumprimento do cronograma de obras, como as do metrô, que terão início em 2010, Richa comentou que está otimista, e que “os empecilhos judiciais já foram removidos.”
Novidade
Os contratos de gestão, moderna ferramenta de governança, também foram abordados por Beto Richa. Para cada órgão ou secretaria municipal, serão estabelecidas metas a serem atingidas. “Pretendemos reduzir em 25% o tempo médio de atendimento às demandas do cidadão até dezembro de 2012; elevar de 53% para 58% o percentual de servidores com nível superior até dezembro deste ano; e atingir, até o final deste ano, 90% de resolutividade das demandas priorizadas pelas administrações regionais, índice que hoje é de 82%”, explicou.