Ricardo Akel recebe título de cidadão honorário

por Assessoria Comunicação publicado 27/03/2013 14h55, última modificação 13/09/2021 14h24

“São várias as coincidências que nos unem aqui”. Foi assim que o presidente da Câmara Municipal, Paulo Salamuni (PV), abriu a sessão solene realizada na noite desta terça-feira (26). Salamuni utilizou a expressão árabe “maktub”, que significa “está escrito”, para se referir à história de vida do homenageado. Leu ainda uma prece árabe dedicada ao médico Ricardo Akel.

O título de Cidadão Honorário de Curitiba concedido foi uma proposição do ex-vereador João Luiz Cordeiro, o João do Suco. Ele não pôde comparecer devido a problemas de saúde com um familiar e Felipe Braga Côrtes (PSDB) fez a leitura da homenagem.

Representando o governador Beto Richa, esteve presente o ex-vereador e Superintendente do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – LACTEC, Omar Sabbag Filho. Omar referiu-se a Akel como “amigo conselheiro”. Justificou que para ser um cidadão honorário é preciso possuir atitude cidadã, reunir as pessoas em torno de um objetivo comum, qualidades estas atribuídas ao homenageado. “Sempre foi um exemplo de solidariedade, entende o que se passa com o outro. Fui testemunha da sua postura de líder, de cooperação, solidariedade e participação política”, salientou.

Trajetória

Ricardo Akel nasceu no dia 27 de maio de 1950, na cidade de São Paulo. Filho de Maria de Lourdes Sabbag Akel e Naim Akel, no mesmo ano de seu nascimento veio para Curitiba. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná em 1975. Casado com Eleonora Akel, tem quatro filhos: Carolina, Fernanda, Francisco Ricardo e Luciana.

“Não nasci em Curitiba, mas sempre me senti absolutamente curitibano. Esse título de cidadania honorária, que recebo com muita humildade, não vem de qualquer mérito especial, mas da minha própria história de vida nesta cidade”, declarou. O homenageado lembrou fatos de sua infância e citou um evento recente, quando ao lado dos irmãos em um almoço, passou pelo mesmo local onde sua mãe, Maria de Lourdes, tinha aulas de árabe com Linda Salamuni, avó do presidente Paulo Salamuni.

A filha do homenageado, Fernanda, leu um texto escrito pela irmã Carolina no qual cita o jeito amoroso do pai que, com suas “mãos quentes e gordinhas” ajudava na lição de casa ou massageava as barrigas dos filhos.

Akel foi médico do antigo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps), atual INSS, e do corpo médico do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Atuou como professor no curso de Medicina da UFPR e no Hospital Universitário. Em 1990, assumiu cargo de Secretário Nacional de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde, acumulando a função de Presidência do Inamps. Participou da efetivação da criação do Sistema Único de Saúde – SUS. Trabalhou na Coordenação de Serviços Previdenciários do INSS e como diretor executivo do Fundo de Seguridade Social. Atualmente presta consultoria a instituições hospitalares, operadoras de plano de saúde e instituições de ensino.

Estiveram presentes no evento os vereadores Chico do Uberaba (PMN) e Jorge Bernardi (PDT). Diversas autoridades compareceram na solenidade, dentre elas o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, o presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Naim Akel, o ex-reitor da UFPR Ocyron Cunha e Frederico Unterberger, representando a Irmandade da Santa Casa de Curitiba e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Participaram ainda representantes da secretarias municipais de Assuntos Metropolitanos, Defesa Social, Relações Institucionais e de Saúde.