RH no setor público é tema de debate na Câmara de Curitiba
A Câmara de Curitiba promoveu, nesta quinta-feira (5), uma mesa redonda para debater “gestão estratégica e políticas integradas de recursos humanos em instituições públicas”. A iniciativa do evento foi da Escola do Legislativo e, segundo Antonio Torrens, servidor da instituição e membro da entidade, o objetivo foi compartilhar experiências nas áreas de RH de diferentes órgãos públicos.
“Foi estabelecido um canal de diálogo entre a Diretoria de Administração e Recursos Humanos aqui da Câmara de Curitiba com a Câmara de Joinville, com o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e com o Tribunal de Contas do Estado (TCE)”, avaliou Torrens. “Nosso objetivo é que o conhecimento leve à inovação, por meio de novas propostas de gestão. É importante o servidor ter consciência de sua atuação, se respeitar e ser respeitado, para que o sentido de "servidor público" seja cumprido, que é servir bem o cidadão”, destacou o membro da Escola do Legislativo.
Na ocasião, a diretora de Administração e RH da Câmara, Ana Claudia dos Santos, destacou a importância da administração de pessoal para a aplicação de políticas públicas. “Não existe administração sem pessoas. Por isso buscamos a profissionalização e valorização dos servidores, sejam eles efetivos ou comissionados. A Escola do Legislativo é um instrumento de capacitação”, frisou.
O presidente do Legislativo, Paulo Salamuni (PV), reforçou a ideia de complexidade que engloba a administração pública, seja do Poder Executivo ou do Legislativo, e a urgência em se debater o assunto. O parlamentar citou a necessidade de conciliar as demandas dos vereadores, dos servidores e dos órgãos de controle, como o Ministério Público que, em 2012, exigiu o corte de 246 cargos em comissão que existiam na Câmara.
“A Escola do Legislativo veio em boa hora, pois há muitas coisas por se fazer. O organograma da Câmara de Curitiba, por exemplo, não foi feito de maneira estratégica, e isso gera uma grande dificuldade de administração, já que são anos de problemas acumulados. A questão da profissionalização do serviço público é um caminho sem volta”, defendeu Salamuni.
Na ocasião, o diretor administrativo da Câmara Municipal de Joinvile, Rogério Atanazio, contou sua experiência da reformulação dos processos administrativos dentro daquele Legislativo. Como destaque, Atanazio citou a necessidade de evitar a criação de “grupinhos”, que são prejudiciais ao andamento do trabalho e na adoção de novas estratégias administrativas.
“Todo lugar tem conflitos internos. Mas para resolver é necessário juntar as pessoas, conversar e acertar os pontos. Isso é imprescindível antes mesmo que se realizem concursos públicos, pois é preciso ajustar os cargos e servidores nos postos e funções corretos, antes de que novos profissionais cheguem”, esclareceu Rogério Atanazio.
O sistema de gestão por competência, pesquisa de clima e qualidade de vida foi apresentado pela gerente de desenvolvimento de pessoas do Tribunal de Contas do Paraná, Adriana do Rocio Heimoski. Segundo a gestora, é preciso conhecer o trabalho e expectativas do servidor para que haja um direcionamento nas ações dentro da instituição.
“É preciso promover a valorização, reconhecimento e capacitação dos servidores. Por meio da gestão por competência, nosso objetivo é corrigir o deficit apresentado pelo funcionário e também desenvolvê-lo para novas áreas. de competência ou ser desenvolvido em novas áreas”, comentou. Flávio Sampaio, do TCE, comentou sobre o plano de carreira no órgão.
Para Cleonice de Lima, presidente da Escola de Gestão do Tribunal de Contas, a Escola não pode funcionar isoladamente, sendo necessário o contato direto com a diretoria de gestão de pessoas, ou equivalente. “Precisamos saber em que pontos os servidores podem ser capacitados, além da identificação de problemas, que precisam ser corrigidos”, afirmou.
A gestão de servidores públicos foi citada como o maior desafio do país por Liana Carleial, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública, que engloba Curitiba e mais 26 cidades da Região Metropolitana. Liana considerou que o maior engano cometido pela administração pública foi achar que o setor privado deveria servir de modelo para o setor público.
“Há objetivos muito diferentes entre os dois, já que um objetiva o lucro, e o outro busca o bem-estar do cidadão. O servidor público é central na atuação do Estado, pois nada é feito sem o servidor público. É preciso compor um quadro de excelência, realmente comprometido com os objetivos e planos de governo, além de servidores que gostam da cidade, que vejam sua própria atuação nela”, disse.
De acordo com Sérgio Mahlmann, diretor do Departamento de Desenvolvimento de Política Pessoal, da Prefeitura de Curitiba, a administração de pessoal do quadro público exige adaptações à realidade de cada instituição. “No decorrer do tempo, muitas leis foram criadas, mas outros temas foram esquecidos. Houve daí uma quebra de confiança muito grande do servidor em relação à administração. Isso é a pior coisa que pode acontecer”, complementou Mahlmann.
Durante o evento, diversos funcionários puderam apresentar suas dúvidas e sugestões. Compareceram à mesa redonda servidores da Câmara de Curitiba, do Tribunal de Contas, da Prefeitura Municipal de Curitiba e de prefeituras e câmaras municipais da Região Metropolitana.
Sobre a Escola
Constituída pela Comissão Executiva no dia 31 de outubro de 2013, a composição da Comissão Especial para preparar a instalação da Escola do Legislativo consta na portaria 434/2013 e subsequentes, publicada na edição 210 do Diário Oficial do Município. Novos componentes já participam das reuniões e serão oficializados neste semestre. A criação da Escola depende de um projeto de resolução que deverá tramitar normalmente na Câmara Municipal, passando pelas comissões e duas votações em plenário.
As reuniões da comissão especial são realizadas semanalmente. Todos servidores podem participar do debate e ações do grupo, bastando para isso enviar um e-mail para escola.legislativo@cmc.pr.gov.br. Com isso ele será informado do horário e local dos encontros (geralmente realizados às quintas-feiras, por volta das 9h30).
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