Revitalização da Linha Verde gera debate por mais asfalto em Curitiba
O vereador Tico Kuzma (Pros) subiu à tribuna, no fim da sessão plenária desta segunda-feira (16), para anunciar que, depois de muita cobrança da Câmara Municipal, a Prefeitura de Curitiba anunciou a revitalização do trecho sul da Linha Verde. “Quem passa por ali sabe da vergonha que era para a cidade aquele trecho, bem na chegada do município, que poderia ser um cartão-postal, mas com os buracos e ondulações representava um risco à população”, resumiu Kuzma.
A notícia que a revitalização começa no próximo dia 9 de novembro, adiantou Tico Kuzma, veio do prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito e secretário de Obras, Eduardo Pimentel, em evento da administração realizado na semana passada. “Esse trecho da Linha Verde [da rua Nicola Pellanda até o Ceasa] já tinha obra prevista no orçamento federal, com emenda de deputados federais, mas o recurso foi remanejado por eles para uma obra no interior”, acrescentou Kuzma, dizendo que isso seria um sintoma da baixa representação política de Curitiba na Câmara Federal.
Esse anúncio motivou diversos comentários dos vereadores em plenário, com os parlamentares defendendo a retomada das obras de pavimentação na cidade. Ezequias Barros (PRP) e Mestre Pop (PSC) relataram acidentes na região Sul em decorrência do péssimo estado de conservação das vias ali. “[As vias sem manutenção] trazem prejuízo aos motoristas e desconforto aos usuários do transporte coletivo”, comentou Rogério Campos (PSC). Oscalino do Povo (Pode) elogiou o Executivo e os vereadores, por se unirem a favor da obra da Linha Verde. “Ali é um caos”, disse.
“Em todos os lugares que vamos as pessoas pedem asfalto”, continuou Julieta Reis (DEM). “A prefeitura realiza asfalto por ser um pedido da população. Antes a usina [de asfalto] não funcionava por falta de material, e as pessoas nos criticavam pela demora no atendimento”, disse a parlamentar, citando que outras vias precisam de atenção do Executivo, como a rua Estados Unidos, que liga o Boa Vista ao Bacacheri. Nessa linha, Mauro Ignácio (PSB) citou duas vias próximas a escolas, na Regional de Santa Felicidade, cujas obras aconteceram graças a emendas parlamentares dele. “O vereador tem que estar em sintonia com a realidade”, defendeu.
Para Mauro Bobato (Pode), o anúncio da revitalização da Linha Verde é “emblemático”, pois “depois de a gente passar por vários constrangimentos”, “estamos sendo parceiros da prefeitura em fazer a cidade voltar a andar, voltar a funcionar”. Sabino Picolo (DEM) lembrou a votação, na semana passada, do empréstimo de R$ 30 milhões da Fomento Paraná ao Executivo, para asfaltamento de 47 km de ruas da cidade (leia mais). “Não tinha nem que discutir [o empréstimo]. Quem votasse contra levar qualidade de vida às pessoas estaria votando contra a cidade”, pontuou o vice-líder do prefeito na Câmara Municipal.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba