Reverendo Juarez Marcondes Filho é o novo vulto emérito de Curitiba
Em sessão solene realizada na noite desta terça-feira (28), foi entregue ao reverendo Juarez Marcondes Filho o título de vulto emérito de Curitiba. A iniciativa foi do vereador Jorge Bernardi (Rede). A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Ailton Araújo (PSC) e também teve a presença do vereador Paulo Salamuni (PV).
Em sua saudação ao homenageado, Bernardi lembrou que há 23 anos Juarez Marcondes Filho é pastor titular da Igreja Presbiteriana de Curitiba e, atualmente, é o secretário-executivo do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil. “Neto do também pastor Itaciano Marcondes, um dos mais dedicados evangelizadores desta cidade, pertence a uma estirpe de grandes pregadores presbiterianos como os reverendos Lenz Cezar, Oswaldo Emerich e Elias Abraão”, lembrou o vereador.
De acordo com Bernardi, Juarez Marcondes Filho tornou-se pastor em 31 de outubro de 1982 e, três anos depois, casou-se com Renata Badinhani Mota, com quem teve três filhos – Beatriz, Bernardo e Rubem. Bacharel em Teologia, especializou-se em Dimensões Históricas da Igreja e Liderança Pastoral. Posteriormente, concluiu o mestrado em Teologia Pastoral e o doutorado em Ministério Pastoral. Entre outras atividades, Juarez Marcondes Filho fundou e presidiu a Associação Evangélica Brasileira e é membro da Fraternidade Teológica Latino-Americana e da Academia de Letras Evangélicas do Brasil.
Bernardi concluiu lembrando algumas palavras de Juarez: “a palavra de Deus é repleta de estímulos para que deixemos nossos cuidados nas mãos do Senhor. Essa é a única alternativa para quem busca a paz”.
Agradecimento
Juarez Marcondes Filho aproveitou seu agradecimento para exaltar a cidade de Curitiba. Creditou a ela três características: a de ser acolhedora, inovadora e renovadora.
“Acolhedora”, disse, Juarez, “porque recebeu com afeto milhares de pessoas oriundas das mais diversas nações. Andamos por Curitiba e percebemos a variedade de grupos que aqui se instalaram e puderam desenvolver suas vidas”. Assim foi com o bisavô inglês do homenageado que pretendia ir para San Francisco nos Estados Unidos e acabou em São Francisco, Santa Catarina. Pouco tempo depois, a família se instalou em Curitiba.
Para Juarez Marcondes Filho, Curitiba é inovadora nas suas propostas urbanísticas e isso gera uma qualidade de vida sem igual. Ele citou, como exemplo, as dezenas de parques, as ciclovias e o primeiro calçadão implantado no Brasil [Rua XV]. “Além de inovadora, Curitiba é renovadora, pois soube trazer para o presente essas qualidades. Isso pode ser comprovado com o fato da Unesco em 2015 ter incluído a cidade entre as 15 mais bonitas do mundo”, salientou.
Mesa e autoridades
Além dos vereadores mencionados, também compuseram a mesa o deputado estadual Requião Filho (PMDB); Maurício Melo de Menezes, presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie; Benedito Aguiar, reitor da Universidade Mackenzie de São Paulo; Walter Eida, secretário regional da Sociedade Bíblica do Brasil; e o reverendo Francisco Franck Creti Neto, presidente do Sínodo de Curitiba da Igreja Presbiteriana. Também presentes estavam: Euclides de Oliveira, conselheiro da Associação Presbiteriana de Evangelização e Comunicação; Marcia Marcondes, delegada do 6º Distrito Policial da Polícia Civil do Estado do Paraná; e Geonísio Marinho, presidente estadual do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro.
A solenidade teve a participação do Coral da Fraternidade da 1ª Igreja Presbiteriana de Curitiba, sob a regência do maestro Cornelis Koul.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba