Reúso obrigatório de água por lava cars já pode ir ao plenário
Com o parecer favorável da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara de Curitiba, o projeto do vereador Helio Wirbiski (PPS) que obriga o reaproveitamento de água na lavagem de carros por lava cars, postos de combustíveis e outros estabelecimentos que oferecem o serviço já está pronto para ser votado em plenário. A proposta (005.00023.2017) prevê a instalação de equipamentos para reúso ou captação, tratamento e armazenamento de água da chuva. Ainda conforme o projeto, haveria prazo de seis meses para os estabelecimentos se adaptarem a norma, que estaria sujeita a regulamentação da Prefeitura (leia mais).
A matéria foi relatada por Goura (PDT), que destacou, em seu parecer, a necessidade de adequar o desenvolvimento de atividades econômicas à preservação do meio ambiente. “Cada dia mais a sociedade tem tomado consciência que os recursos naturais, especialmente a água, são bens escassos, bem como da íntima relação entre a qualidade de vida, recursos naturais limpos e meio ambiente conservado”. O parlamentar acrescentou que a preservação do meio ambiente é determinada pela Constituição Federal.
Informes
Goura aproveitou a reunião para fazer dois informes à comissão. O primeiro foi referente ao nome do colegiado, que passará a ser Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos. Segundo ele, a proposta da inclusão de mais uma especificidade no nome já passou na Comissão de Reforma do Regimento Interno. “Precisamos falar da Grande Curitiba, até porque nosso lixo vai para Fazenda Rio Grande, a gente bebe água que bem de Piraquara e de Quatro Barras. A Câmara [de Curitiba] precisa estar atualizada com isso”, destacou.
O segundo informe de Goura foi com relação ao encaminhamento da audiência pública que debateu a revitalização do Rio Belém (leia mais). “O Observatório do Rio Belém está sendo criado para fiscalizar os trabalhos do GT de Revitalização do Rio Belém, que reúne os Executivos municipal e estadual”, afirmou. De acordo com o vereador, a primeira reunião deve ocorrer no início de maio, na Universidade Livre do Meio Ambiente (UniLivre).
Além de Goura, integram a Comissão os vereadores Fabiane Rosa (PSDC), presidente, Geovane Fernandes (PTB), Cristiano Santos (PV) e Katia Dittrich (SD).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba