Reúso de água em lava cars retorna à pauta do plenário

por Assessoria Comunicação publicado 20/04/2017 16h25, última modificação 15/10/2021 11h58

Adiado por quatro sessões na última segunda-feira (17), o projeto de lei que determina a instalação de equipamentos ou sistemas de tratamento para reutilização da água usada para a lavagem de veículos retorna à ordem do dia nesta terça-feira (25). A proposta (005.00023.2017) de Helio Wirbiski (PPS) abrangeria, por exemplo, lava cars, revendedores de combustíveis, empresas de ônibus e concessionárias de veículos.

A matéria afirma que os sistemas serviriam para a captação, tratamento e armazenamento de água da chuva; de poço artesiano; ou para reaproveitamento da água servida. No debate em plenário, os vereadores destacaram a preocupação com o meio ambiente. No entanto, o líder do prefeito na Casa, Pier Petruzziello (PTB), sugeriu que o texto fosse discutido por Wirbiski com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).

Se o projeto for aprovado pelos vereadores e sancionado pela Prefeitura de Curitiba, as empresas terão 180 dias para a adaptação à norma, após a publicação da lei no Diário Oficial do Município (DOM). O infrator poderá ser punido com multa de R$ 1,5 mil, dobrada em caso de reincidência.

Além dos segundos turnos dos projetos aprovados na véspera, os vereadores votarão duas propostas de lei em primeiro turno. De Doutor Wolmir Aguiar (PSC) é o projeto (005.00054.2017) que pretende comemorar em Curitiba, em 31 de outubro, o Dia da Reforma Protestante. A ideia é que a Câmara promova “uma sessão especial para para homenagear as igrejas evangélicas com representação no município, em coordenação conjunta com o Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos” (leia mais).

A outra proposição é de Julieta Reis (DEM) e denomina um logradouro público não especificado de Julio Roberto Gusso (009.00008.2017). Falecido em março de 2016, ele era motorista. Na quarta-feira (26), além da realização da Tribuna Livre, estarão na pauta projetos para votação em segundo turno.

Confira as ordens do dia de segunda (24), terça e quarta.