Reunião pública debate elaboração de políticas públicas para PcD
A ideia é criar um grupo de estudos para pensar políticas públicas para pessoas com deficiência. (Foto: Carlos Costa/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove, na próxima terça-feira (28), às 14h, uma reunião pública com o objetivo de formar um grupo de trabalho para a elaboração de uma política municipal para a pessoa com deficiência. A iniciativa do evento é do gabinete parlamentar de Pier Petruzziello (PP), vereador que atuou como presidente da Comissão de Acessibilidade e Direitos da PcD no primeiro biênio da atual legislatura (2021 e 2022).
A agenda foi solicitada por meio de requerimento (067.00004.2023), aprovado pela CMC em 14 de fevereiro. O público-alvo da reunião são as instituições que atuam com pessoas com deficiência e membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD). Foram convidados Denise Moraes, diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e representantes de entidades sociais que defendem os direitos dessa população.
Conforme o vereador, a criação do grupo de trabalho é de suma importância para esta população. “Vejo como fundamental que Curitiba tenha uma política municipal voltada às pessoas com deficiência porque precisamos de diretrizes. Hoje, temos o conselho, o fundo municipal, mas não temos uma política que estruture esse sistema. Para fazermos uma política participativa, é preciso ouvir a comunidade”, justificou Pier Petruzziello.
A reunião pública será na terça-feira, 28 de fevereiro, às 14h, no auditório da CMC – localizado no 4ª andar do Anexo 2 (acesso pela avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a rua Lourenço Pinto).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba