Reunião pública debate obrigação de vigilantes mulheres em bancos
Nesta quinta-feira (2), às 9h30, será realizada reunião pública, no auditório do Anexo II da Câmara Municipal, onde a vereadora Julieta Reis (DEM) recebe trabalhadoras da área de segurança particular para debater o projeto, de sua autoria, que determina a presença de pelo menos uma vigilante mulher nos bancos de Curitiba, durante o período de atendimento ao público.
A ideia da vereadora é que essas vigilantes sejam responsáveis pelas eventuais revistas a clientes do sexo feminino, para evitar constrangimentos (005.00210.2015 com substitutivo geral 031.00010.2016). O projeto já passou pelas comissões temáticas da Câmara e aguarda análise em primeiro turno do plenário.
Julieta Reis acatou a sugestão do parecer do vereador Chico do Uberaba (PMN), na Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública, e apresentou um substitutivo geral à matéria. Em vez de criar uma lei exclusiva para a presença das vigilantes mulheres, a proposição acrescenta um parágrafo ao Estatuto de Segurança Bancária (lei municipal 14.644/2015), que reuniu as normas referentes às instituições financeiras da cidade.
Colaboraram: Claudia Krüger e Fernanda Foggiato.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba