Reunião discute a prevenção à violência

por Assessoria Comunicação publicado 28/05/2008 18h35, última modificação 21/06/2021 10h30
Preocupado com o aumento da violência, o presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa da Cidadania da Câmara de Curitiba, vereador Pedro Paulo (PT), organizou para esta quinta-feira (29) reunião pública para discutir o assunto. O encontro, que vai reunir autoridades e especialistas na área, será realizado das 14h às 17h, no auditório do Anexo II do Legislativo.
“O papel da Câmara é sugerir e acompanhar as políticas públicas de prevenção contra a violência. Precisamos de uma política para combater a causa”, adiantou o parlamentar, lembrando que o tema da reunião é “Violência urbana e segurança pública cidadã: mobilização social e políticas públicas no combate à violência.”
Durante a sessão plenária, Pedro Paulo destacou as dificuldades que o sistema carcerário brasileiro enfrenta e a importância da avaliação da atuação das polícias no País. Para ele, que prometeu ressaltar o assunto na reunião desta quinta, apenas combater o crime é insuficiente no resultado final da segurança.
Participantes
Para a reunião pública estão confirmadas as participações do secretário Antidrogas, Fernando Francischini, e do coordenador estadual do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), Benjamin Zanlorenci Júnior. São convidados a presidente da Associação Comercial do Paraná, Avani Tortato Slomp Rodrigues; presidente da Fiep (Federação das Indústrias do Paraná), Rodrigo Rocha Loures, e o presidente da Força Sindical no Paraná, Sérgio Butka.
Também Alexandre Sudário Rechier, do Conselho Tutelar de Curitiba; secretário Itamar dos Santos, de Defesa Social (Guarda Municipal); Luiz Fernando Delazari, secretário da Segurança Pública, e o tenente-coronel Carlos Alexandre Scheremeta, da Polícia Militar.
Pronasci
O Pronasci é um programa desenvolvido pelo Ministério da Justiça, de combate à criminalidade no País. O projeto articula políticas de segurança com ações sociais, prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, com estratégias de ordenamento social e segurança pública.
Plenário
Durante a sessão, Pedro Paulo destacou as dificuldades que o sistema carcerário brasileiro enfrenta e a importância da avaliação da atuação das polícias no País. Para ele, que prometeu ressaltar o assunto na reunião desta quinta, apenas combater o crime é insuficiente no resultado final da segurança. “O criminoso, após a prisão, sai da cadeia profissional no crime”. Pedro Paulo descreveu situações vividas por cidadãos nas cadeias brasileiras.