Reunião debate papel do tropeirismo na formação de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 04/04/2014 11h00, última modificação 23/09/2021 07h25

Reunião pública proposta por Jorge Bernardi (PDT) discutirá na próxima quinta-feira (10), às 9h, a influência do tropeirismo na formação de Curitiba e sua população. O ciclo, que durou mais de dois séculos, é mote de projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal, também de iniciativa do vereador, para a inclusão de dia comemorativo no calendário oficial de eventos (leia mais).

A atividade reunirá representantes das secretarias municipais da Educação, Turismo e Meio Ambiente, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR), da sociedade civil organizada e de instituições de ensino superior. Segundo Bernardi, a reunião pública deve debater, dentre outros tópicos, o incentivo ao turismo e a transformação do Parque dos Tropeiros de Curitiba em centro de difusão cultural, estudos, pesquisas e capacitação profissional.

“O tema é de grande relevância porque o ciclo econômico conhecido como tropeirismo foi o principal responsável pela consolidação do agrupamento humano o qual viria a ser Curitiba”, justifica o parlamentar. “Na atualidade, com o advento das modernas técnicas de logística, o tropeirismo se constitui num estilo de vida e resgate cultural de um povo.”