Retorno hoje com muito orgulho, diz Maria Leticia na Câmara de Curitiba
Maria Leticia refletiu sobre o período de prerrogativas suspensas na tribuna da CMC. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
“Fico aqui imaginando tudo daqueles que tentam nos destruir. Eles tentam, mas a gente não pode perder a vontade de lutar”, afirmou Maria Leticia (PV), no plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) na última terça (29). Nesta data, a vereadora teve as prerrogativas parlamentares restituídas, decorridos os seis meses de suspensão determinados pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar (CEDP), em abril, quando foi concluído o Processo Ético Disciplinar 1/2024.
“Hoje eu retorno às minhas prerrogativas tendo cumprido a penalização que me coube”, apontou a parlamentar. “Portanto, com muito orgulho eu retorno hoje à ProMulher, projeto que trouxe em 2019 [para a CMC] e que será um legado deixado por mim. A ProMulher é um espaço de acolhimento e escuta para as mulheres desta cidade, um canal de denúncia, proteção e justiça”. No período da suspensão das prerrogativas da vereadora, quem assumiu a direção da Procuradoria da Mulher foi Giorgia Prates - Mandata Preta (PT).
“A Comissão de Meio Ambiente, que também retorno hoje à presidência, é essencial para garantir a nossa sustentabilidade e o desenvolvimento da cidade, porque, sem sustentabilidade, a cidade vai sucumbir. Volto também à segunda secretaria [da Mesa Diretora], e vou cumprir até dezembro os compromissos que tenho aqui na Câmara Municipal". Respectivamente, Leonidas Dias (Pode) e Mauro Bobato (PP) assumiram esses cargos durante a suspensão das prerrogativas da parlamentar.
“Digo a vocês que a minha determinação não é medida pelo calendário. Assumo o que é o meu direito aqui nesta Casa e afirmo com convicção que ninguém me tira a potência de agir”, relatou Maria Leticia. “Seja aqui na Câmara, nas minhas palestras, no meu consultório ou em qualquer outro espaço que eu ocupe, eu estarei lutando sempre pelos direitos das mulheres, pela população em situação de rua, mas lutando principalmente por uma sociedade mais justa e mais inclusiva”.
“A minha voz não será calada. Hoje eu retorno ao meu lugar. Com a certeza de que cada palavra dita aqui ecoa para além destas paredes, que cada ato, por menor que pareça, contribui para construir a sociedade que queremos”, encerrou Maria Leticia. “Eu nunca usei dinheiro público indevidamente, portanto nunca cometi nenhuma corrupção, eu não tenho nenhum B.O. de violência registrado em nenhuma delegacia, portanto não cometi nenhum crime, senhores e senhoras”.
Josete e Noemia Rocha enaltecem trabalho de Maria Letícia na Câmara
Professora Josete (PT) ressaltou a importância do trabalho de Maria Leticia na Câmara dos Vereadores. “Eu acredito que você fará muita falta nesTa Casa, porque a senhora sempre qualificou muito o debate. A senhora apresentou o projeto de lei de criação da Procuradoria da Mulher, então aqui eu também deixo o meu agradecimento em relação a isso”, disse Josete.
Noemia Rocha (MDB) também comentou sobre a volta das atividades normais da vereadora do PV. “Vossa Excelência trabalhou por ideais, trabalhou pelas mulheres. Parabéns, você vai fazer falta”, afirmou a parlamentar. “Acho que você conquistou um espaço importante, e as vereadoras que vierem e as que hoje mantêm seu mandato têm a tarefa de dar continuidade a esse trabalho”, completou Josete.
*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Pietra Hara, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Michelle Stival
Edição: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba