Com retomada presencial, CMC teve 42 sessões solenes

por João Cândido Martins | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 04/01/2023 09h00, última modificação 04/01/2023 10h06
Realizadas de forma híbrida em 2020 e 2021, as sessões solenes da Câmara voltaram a ser realizadas presencialmente, em 2022.
Com retomada presencial, CMC teve 42 sessões solenes

Dentre as solenidades de 2022 esteve a comemoração dos 40 anos de existência da Gibiteca de Curitiba. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Durante o ano de 2022, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou 42 sessões solenes. Esse número representa um aumento em relação aos dois anos anteriores, quando houve uma redução dessas solenidades em função da pandemia, momento em que foram desenvolvidas de forma online. Em 2022, último ano da gestão do vereador Tico Kuzma (Pros), todas as atividades presenciais foram retomadas e as solenidades voltaram a acontecer no Palácio Rio Branco, sede do Legislativo Municipal.

De acordo com o Cerimonial da Câmara, chefiado pelo servidor Luiz Fernando de Lima, em 2022 a Câmara Municipal de Curitiba promoveu 42 sessões solenes, entre comemorações de datas, entregas de prêmios e concessões de cidadania honorária e vulto emérito. Durante os meses de junho, julho, agosto e setembro, a realização de eventos solenes foi suspensa em virtude das limitações impostas pela legislação eleitoral. Consequentemente o número de solenidade no primeiro semestre foi superior ao das realizadas no segundo.

Além de legislar e fiscalizar os atos do Executivo, cabe às câmaras e às assembleias promover homenagens e comemorar datas importantes para a coletividade. Os prêmios e honrarias cedidos pela Câmara Municipal de Curitiba foram regulamentados em 2018. Além disso, os vereadores possuem uma cota de pessoas ou entidades que desejam homenagear. Na hipótese de ser um cidadão nascido em Curitiba que tenha prestado serviços de relevância à sociedade, ele pode ganhar destaque ao ser nomeado como Vulto Emérito da cidade de Curitiba. Caso não seja nascido na capital, pode receber a Cidadania Honorária de Curitiba.

Premiações e honrarias
No aniversário da cidade, comemorado no dia 29 de março, a Câmara retomou suas atividades presenciais concedendo o Prêmio Cidade de Curitiba e, no dia seguinte, a Casa promoveu nova sessão solene para a entrega do prêmio de Consagração Pública Municipal aos empreendedores que batalharam face às adversidades da pandemia. No dia 5 de abril, as pessoas e entidades que se destacaram na área cultural receberam o Prêmio Cultura e Divulgação, já o Prêmio Mérito Esportivo foi concedido no dia 6 do mesmo mês. No dia 20 de abril, o Prêmio Mulheres Empreendedoras foi entregue a 13 personalidades femininas que obtiveram destaque em suas atividades, “com a coragem e a fibra que são características das mulheres”, ressaltou Maria Letícia Fagundes (PV), vereadora que proferiu a saudação oficial.

Em 18 de maio foi a vez dos homenageados com o Prêmio João Paulo II, honraria que se destina aos cidadãos que, com suas atividades, trouxeram benefícios à cidade, dentro de uma perspectiva cristã. A solenidade foi presidida por Tito Zeglin (PDT), segundo-vice-presidente da Mesa Diretora. O Prêmio Ecologia e Ambientalismo foi entregue no dia 8 de junho. No final do ano, em novembro, foi realizada a entrega do Prêmio Pablo Neruda, destinado àqueles que lutam pela preservação dos direitos humanos. A solenidade também foi presidida por Zeglin e agraciou 23 homenageados. Alexandre Leprevost (Solidariedade), vice-presidente da Câmara, presidiu a solenidade de entrega do Prêmio João Crisóstomo Arns. A solenidade, realizada em 16 de novembro, destina-se a homenagear profissionais das áreas de educação e cultura.

Vultos Eméritos e Cidadanias
Em 13 de abril, o vereador Herivelto Oliveira (Cidadania) concedeu o título de Vulto Emérito a Nilson Müller, artista gráfico responsável pelo resgate do personagem Zequinha, dos anos 70. O reverendo Roberto Brasileiro Silva recebeu a Cidadania da cidade por iniciativa da vereadora Noemia Rocha (MDB), presidente da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte. O homenageado é o responsável pela recuperação do Hospital Mackenzie, que foi adquirido pelo Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana. Sob sua administração, a entidade conseguiu promover mais de um milhão de atendimentos em 2021. No dia 12 maio, Nori Seto (PP) concedeu o título de Vulto Emérito a Rosa Osaki, professora de dança japonesa e “madrinha” da Casa dos Estudantes Nipo-Brasileiros de Curitiba. Miguel Rychuv, presidente da Associação dos Servidores Públicos do Paraná (ASPP), também se tornou vulto emérito, sob indicação do vereador Tito Zeglin.

O pastor Celso Carneiro dos Santos, da igreja O Brasil para Cristo, recebeu a Cidadania Honorária por iniciativa do vereador Ezequias Barros (PMB) no dia 1º de junho. Alexandre Leprevost homenageou Carlos Beal, sócio-proprietário da rede Festval em 9 de junho. A rede gera mais de 5 mil empregos. Jarmuth Jordão, pastor da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo (Advec) teve a Cidadania Honorária de Curitiba concedida pela vereadora Noemia Rocha. Um dos maiores contribuidores para o desenvolvimento do bairro Parolin foi o advogado João Carlos Régis. Ele foi homenageado pelo vereador Marcos Vieira (PDT) com a Cidadania. Em 27 de junho, Professor Euler (MDB) homenageou Claudia Silvano, diretora do Procon-PR, com a Cidadania Honorária e, no dia seguinte, o vereador Jornalista Márcio Barros concedeu o título de Vulto Emérito ao empresário Newton Bonin, proprietário da empresa Beauty Color.

Marcelo Fachinello (PSC) homenageou Eduardo Pião Ortiz Abraão, ex-defensor público geral do Estado do Paraná, com a Cidadania Honorária de Curitiba. Em 30 de julho, o advogado, professor e escritor Adriano Bretas recebeu a Cidadania por iniciativa do vereador Denian Couto (Pode). Nori Seto homenageou a professora de dança japonesa Hanayagui Riyutita, radicada há 30 anos em Curitiba. Em 23 de novembro, a psicóloga Deuza Avellar foi homenageada por Ezequias Barros com a Cidadania Honorária de Curitiba. Por iniciativa do vereador Sidnei Toaldo (Patriota), recebeu a Cidadania o médico Reitan Ribeiro, cirurgião do hospital Erasto Gaertner, que desenvolveu o procedimento cirúrgico conhecido como “Transposição Uterina”. O coronel Renato Ribas, que já foi responsável pela segurança pública de Curitiba, Região Metropolitana e litoral do estado, foi homenageado pelo vereador Alexandre Leprevost com a Cidadania Honorária.

Datas
No dia 9 de março, a Câmara iniciou sua sequência de sessões solenes de 2022 comemorando o Dia Internacional da Mulher. De iniciativa da Bancada Feminina da Câmara, a cerimônia foi presidida pela vereadora Noemia Rocha (MDB) e premiou sete mulheres. A União de Mulheres Líderes Comunitárias de Curitiba (Umulic) foi homenageada em 12 de abril pela vereadora Flávia Francischini (União). Nori Seto promoveu uma homenagem ao Sokka Gakai, no dia 27 abril. Os 30 anos de luta em prol dos direitos humanos, vividos pelo Grupo Dignidade, foram exaltados no dia 4 de maio, por iniciativa da Comissão de Direitos Humanos, presidida pelo vereador Jornalista Márcio Barros (PSD). Uma solenidade em 5 de maio homenageou mais de 60 trabalhadores em alusão à passagem do Dia do Trabalho. A iniciativa foi de Flávia Francischini. 

O Dia do Gari e os 40 anos de existência do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Paraná (Siemaco) foram comemorados no dia 16 de maio pela Câmara, por iniciativa do vereador Tico Kuzma, presidente do Legislativo Municipal. Professor Euler homenageou no dia 19 de maio o programa Mãos que Ajudam, de iniciativa da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Capelães que atuam junto a entidades públicas e privadas foram homenageados por Noemia Rocha em 25 de maio. No dia 26 de maio, diversos vereadores concederam prêmios aos agraciados com o Profissional do Ano 2022. 

O jubileu de 100 anos das novenas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi homenageado pelo vereador Tico Kuzma em 7 de junho e, no dia 14 daquele mês, Professor Euler homenageou os 200 anos da loja maçônica Grande Oriente Brasil. Em 20 de junho, Maria Letícia Fagundes entregou a 23 mulheres o Prêmio Inspirações Curitibanas, em função de suas atividades no combate à covid-19. Os 33 anos de existência da União dos Vereadores do Paraná (Uvepar) foram lembrados em 27 de junho, por iniciativa de Tico Kuzma. Osias Moraes (Republicanos) homenageou no dia 23 de junho o 27º Batalhão Logístico pela passagem dos seus 50 anos de existência. Por iniciativa de Herivelto Oliveira, a Câmara comemorou o Dia da Consciência Negra, no dia 21 de novembro. Os 40 anos da Gibiteca de Curitiba foram exaltados no dia 8 de dezembro, por iniciativa dos vereadores Nori Seto e Serginho do Posto (União). Nori é filho do desenhista Claudio Seto (1944-2008), o primeiro professor que atuou na Gibiteca. No dia 15 de dezembro, a vereadora Maria Leticia realizou a 7ª edição do Prêmio Inspirações Curitibanas, desta vez homenageando mulheres atuantes nas mais diversas áreas profissionais.

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Carlos Costa/CMC
Diagramação: estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC